Há males que vem para o bem…


O goleiro Fábio se lesionou na partida contra o Coritiba, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e só volta a atuar em 2017. O arqueiro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, em dividida com o atacante Kazim, ainda no primeiro tempo do empate por 2 a 2. Capitão da equipe e jogador com mais partidas na história do Cruzeiro, a ausência do atleta causa comoção em parte da torcida. Estimo melhoras e uma plena recuperação a Fábio, mas queria apenas ressaltar um ponto: dar oportunidade a um novo goleiro é tudo o que mais precisávamos. E explico o porquê.

Se você é uma dessas pessoas que acha que o Fábio é o melhor goleiro do Brasil, talvez não seja uma boa ideia continuar a leitura. Sério, você vai se irritar, me xingar e estragar o seu humor nesta segunda-feira de feriado em BH. Mas se você gosta de uma análise menos apaixonada, vamos aos fatos. Nosso camisa 1 não faz uma boa temporada. Seu desempenho caiu vertiginosamente desde meados do ano passado. E muitos torcedores tem a sensação que eu: “todo chute na gente é gol”. Claro que isso não é uma verdade absoluta. Mas não é uma percepção sem sentido.

O Cruzeiro tem hoje a pior defesa do Campeonato Brasileiro. Por consequência, Fábio é o goleiro que mais sofreu gols no certame. Em 19 participações, foi buscar a bola no fundo das redes 33 vezes. Obviamente ele não é o único responsável por isso, todo o sistema defensivo tem sido patético (menção especial ao Bruno Rodrigo). Mas analisando o quadro abaixo, com informações do Footstats, vemos que 12 outros goleiros fizeram mais defesas que Fábio no torneio nacional. E o mais triste, em três oportunidades, o goleiro celeste saiu de campo sem fazer uma única defesa. Não vencemos nenhuma dessas partidas e sofremos 9 gols nas mesmas (Santa Cruz, Atlético-PR e Coritiba).

Untitled-1

Soltei um “agora vai” quando Fábio saiu de campo ontem, porquê acho que o goleiro não está apresentando futebol à altura de ser o titular do Cruzeiro. Minha maior crítica é relacionada a sua falta de reação no jogo, os reflexos lentos e sua pouca explosão muscular. Talvez seja inerente à idade, ele esteja tentando fazer o seu melhor. Mas tem sido pouco. Deixo bem claro que fico triste pelo profissional que ficará tanto tempo impedido de realizar o seu trabalho devido a uma grave lesão. Mas se pudesse optar, Fábio não seria meu titular. A menos que Rafael, Elisson e Lucas França sejam muito fracos. E nesse caso, os três reservas nem deveriam estar no Cruzeiro.

Portanto, Fábio pode ser uma ótima pessoa, um bom pai de família, servo de Deus… Acredito em todas essas asserções, mas nada disso importa, de fato, no futebol. Eu sou um torcedor do Cruzeiro e quero o melhor rendimento possível do meu time em campo. E o melhor goleiro, claramente, o nosso camisa 1 não vem sendo. Portanto, há males que vem para bem. Sou um grande crítico seu, mas tenha força na recuperação, Fábio. Que esteja logo disponível novamente. E que Rafael, Lucas França ou Elisson saibam aproveitar a oportunidade e defendam nossas cinco estrelas com a vida, para se firmarem na titularidade. Arranca, Cruzeiro!

Foto: Washington Alves/Light Press

Por: Emerson Araujo