16 Maio Guia das oitavas de final da Copa do Brasil 2018


Salve nação celeste! Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentam nesta quarta-feira pelas oitavas de final da Copa do Brasil, mas a etapa da competição teve início ainda em Abril e já conta, inclusive, com equipes já classificadas para a fase seguinte do torneio.

Diante da estreia celeste no torneio, no entanto, o Guerreiro dos Gramados trás ao seu leitor um guia do torneio até aqui, traçando também prognósticos para os confrontos ainda não resolvidos. Vamos então ao que interessa!

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confronto 1: Atlético-MG x Chapecoense

Ida: 02/05 – Atlético-MG 0 x 0 Chapecoense.

Volta: 16/05 às 19:30 – Chapecoense x Atlético-MG

Atlético-MG:

Classificado após eliminar Atlético (AC), Botafogo (PB), Figueirense e Ferroviário (CE) nas etapas anteriores.

Competições paralelas: Eliminado pelo San Lorenzo na primeira fase da Sul-Americana. 3º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Vice-campeão Mineiro.

Chapecoense:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: Eliminado pelo Nacional do Uruguai na 2ª fase preliminar da Libertadores. 14º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Vice-campeão Catarinense.

Análise: Após o empate no jogo de ida no Independência, a Chapecoense aposta na força da Arena Condá para avançar no torneio e desbancar o rival mineiro.

Sem o critério do gol fora, a partida tem cara de decisão por pênaltis. A boa fase atleticana, por um lado, e a vantagem de ser mandante, pelo outro, são as apostas de cada torcida para garantir a classificação nesta quarta-feira.

Confronto 2: Atlético-PR x Cruzeiro

Ida: 16/05 às 21:45 – Atlético-PR x Cruzeiro.

Volta: 16/05 às 20:00 – Cruzeiro x Atlético-PR

Atlético-PR:

Classificado após eliminar Caxias, Tubarão (SC), Ceará e São Paulo nas etapas anteriores.

Competições paralelas: Passou pelo Newell’s Old Boys (Argentina) na primeira fase da Sul-Americana. 15º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Campeão Paranaense.

Cruzeiro:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: 2º lugar no Grupo 5 da Copa Libertadores, composto por Racing (Argentina), Universidad de Chile e Vasco. 8º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Campeão Mineiro.

Análise: No momento do sorteio do confronto, Atlético-PR e Cruzeiro viviam ânimos distintos na temporada. O Furacão começava bem o Brasileirão e goleava o Newell’s na estreia da Sul-Americana. Enquanto isso, a Raposa penava no Grupo 5 da Libertadores e começava cambaleante no torneio nacional.

Passadas algumas semanas, a situação se inverteu e o momento é favorável ao time celeste. O desafio cinco estrelas é conseguir um bom resultado em Curitiba e não perder o foco durante a Copa do Mundo, já que o confronto de volta acontece, de forma absurda, apenas um dia após a final do Mundial.

Confronto 3: Bahia x Vasco

Ida: 09/05  – Bahia 3 x 0 Vasco

Volta: 16/07 às 20:00 – Vasco x Bahia

Bahia:

Classificado diretamente às oitavas de final por ser o campeão da Copa do Nordeste de 2018.

Competições paralelas: Enfrenta o Blooming (Bolívia) na primeira fase da Sul-Americana e perdeu o duelo de ida na casa do rival por 1×0. Semifinalista da Copa do Nordeste após eliminar o Botafogo (PB) nas quartas de final e liderar o Grupo C da primeira fase composto também por Botafogo (PB), Náutico e Altos (PI). 17º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Campeão Baiano.

Vasco:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: 4º lugar no Grupo 5 da Copa Libertadores, composto por Racing (Argentina), Cruzeiro e Universidad de Chile. 7º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Vice-campeão Carioca.

Análise: Confronto praticamente decidido após a goleada baiana no duelo de ida. E olha que foi barato, com Martin Silva sendo o melhor vascaíno em campo durante os primeiros 90 minutos.

Ainda que com um desempenho instável no Brasileirão, o Bahia tem sido mais regular que o Vasco, especialmente nas últimas semanas. A esperança carioca é na preparação durante a Copa do Mundo para reverter a confortável vantagem adversária.

Confronto 4: Goiás x Grêmio

Ida: 25/04  – Goiás 0 x 2 Grêmio

Volta: 09/05 – Grêmio 3×1 Goiás

Goiás:

Classificado após eliminar Sinop (MT), Boa Esporte, Coritiba e Avaí nas fases anteriores.

Competição paralela: 19º lugar na Série B.

Campeonato estadual: Campeão Goiano.

Grêmio:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: Líder no Grupo 1 da Copa Libertadores, composto por Cerro Porteño (Paraguai), Defensor (Uruguai) e Monagas (Venezuela). 4º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Campeão Gaúcho.

Análise: Um dos confrontos mais desequilibrados da etapa, o duelo Goiás e Grêmio foi também o primeiro a ser decidido e sem que os gaúchos encontrassem dificuldades.

A temporada segue com o Tricolor do Sul na briga pelos títulos e já nas quartas da Copa do Brasil. Enquanto isso, o Esmeraldino goiano busca reagir na Série B após um péssimo início que coloca a equipe, até aqui, na zona de rebaixamento para a Série C.

Confronto 5: Vitória x Corinthians

Ida: 25/04  – Vitória 0 x 0 Corinthians

Volta: 10/05 – Corinthians 3×1 Vitória

Vitória:

Classificado após eliminar Globo (RN), Corumbaense (MS), Bragantino e Internacional nas fases anteriores.

Competições paralelas: Enfrenta o Sampaio Corrêa nas quartas de final da Copa do Nordeste após ser o líder do Grupo B da primeira fase composto também por ABC, Globo (RN) e Ferroviário (CE). 18º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Vice-campeão Baiano.

Corinthians:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: Líder no Grupo 7 da Copa Libertadores, composto por Independiente (Argentina), Deportivo Lara (Venezuela) e Millionarios (Colômbia). 2º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Campeão Paulista.

Análise: Campeão paulista, líder de chave na Libertadores e com uma boa largada no Brasileirão, o Corinthians não teve dificuldades para superar um Vitória cambaleante na temporada e que não conseguiu sequer fazer frente ao Bahia no campeonato estadual.

O empate no jogo de ida criou uma sensação de equilíbrio, mas o confronto em Itaquera foi vencido pelo Corinthians, também já classificado para as quartas de final, com muita tranquilidade.

Confronto 6: América-MG x Palmeiras

Ida: 09/05  – América-MG 1 x 2 Palmeiras

Volta: 23/05 às 21:45 – Palmeiras x América-MG

América-MG:

Classificado diretamente às oitavas de final em função do título da Série B em 2017.

Competição paralela: 10º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: 3º lugar no Mineiro.

Palmeiras:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: Líder no Grupo 8 da Copa Libertadores, composto por Junior Barranquilla (Colômbia), Boca Juniors (Argentina) e Alianza Lima (Peru). 5º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: Vice-campeão Paulista.

Análise: Em busca de uma temporada vitoriosa após investir alto em 2017 e ficar de mãos vazias, o Palmeiras abriu vantagem no confronto contra o América vencendo o rival fora de casa e está em situação relativamente confortável na disputa.

O Coelho, porém, apoia-se no bom futebol apresentado na maior parte dos clássicos estaduais do ano e também no início razoável no Brasileirão para tentar surpreender em São Paulo e buscar a classificação, ainda que seja nos pênaltis após uma vitória simples no tempo normal.

Confronto 7: Ponte Preta x Flamengo

Ida: 02/05  – Ponte Preta 0x1 Flamengo

Volta: 10/05 – Flamengo 0x0 Ponte Preta

Ponte Preta:

Classificado após eliminar Nacional (AM), Internacional de Limeira (SP), Sampaio Corrêa e Náutico nas fases anteriores.

Competição paralela: 10º lugar na Série B.

Campeonato estadual: 9º lugar no Paulista.

Flamengo:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: 2º lugar no Grupo 4 da Copa Libertadores, composto por River Plate (Argentina), Santa Fé (Colômbia) e Emelec (Equador). Líder do Brasileirão.

Campeonato estadual: 3º lugar no Carioca.

Análise: Em mais um confronto entre a Série A e Série B já resolvido, o favorito avançou. No entanto, não foi de forma tranquila.

Apesar de vencer o duelo de ida fora de casa, o Flamengo, atual líder do Brasileirão, sofreu no Maracanã e contou com a sorte para escapar dos pênaltis contra uma Ponte Preta que faz temporada medíocre até aqui.

Confronto 8: Luverdense x Santos

Ida: 10/05  – Santos 5×1 Luverdense

Volta: 17/05 às 19:15 – Luverdense x Santos

Ponte Preta:

Classificado diretamente às oitavas de final por ser o campeão da Copa Verde em 2017.

Competição paralela: 6º lugar no Grupo B da Série C. Eliminado pelo Atlético (ES) na semifinal da Copa Verde após passar por Corumbaense (MS) e Sparta (TO) nas etapas anteriores.

Campeonato estadual: 3º lugar no Mato-grossense.

Santos:

Classificado diretamente às oitavas de final por participar da Libertadores 2018.

Competições paralelas: Líder do Grupo 6 da Copa Libertadores, composto por Nacional (Uruguai), Estudiantes (Argentina) e Real Garcilaso (Peru). 13º lugar no Brasileirão.

Campeonato estadual: 4º lugar no Paulista.

Análise: O único confronto que contempla uma equipe da Série, o duelo entre Santos e Luverdense ainda está em aberto, mas praticamente resolvido.

A equipe do Centro-Oeste até chegou a abrir o placar na Vila Belmiro, mas a implacável goleada do Peixe consolidou uma ampla vantagem, ainda mais tendo em vista a diferença técnica entre as equipes.

 

 


Deixe seu comentário, curta e compartilhe