Grandes técnicos para belas conquistas?


Analisando o futebol desde 1994 quando comecei a freqüentar o Mineirão, o Cruzeiro foi passando ao longo desses anos por altos e baixos , saídas de craques e várias substituições de técnicos que passaram e marcaram a historia do clube. 

Dentre os técnicos que se destacam na Raposa conquistando títulos destaco Levir Culpi, que em 1996 comandou o time estrelado na conquista da Copa do Brasil derrotando um time de estrelas, o Palmeiras que contava com Edmundo, Rivaldo, Cafú e Roberto Carlos. Mesmo com tal façanha Levir Culpi nunca conseguiu ser unanimidade dentre a China Azul, que sempre cobrou do técnico.

Paulo Autuori foi outro a ter sucesso no comando da Raposa. Em 1997, o técnico levou a Raposa ao bi-campeonato da Copa Libertadores, comandando jogadores como Palhinha, Marcelo Ramos e Elivelton. Mesmo com uma conquista de tamanha expressão, o treinador não é um dos mais queridos da torcida azul.

Em 2000, ao comando do técnico Marco Aurélio, a Raposa comemorou o tri campeonato da Copa do Brasil, o treinador de pouco confiança, tinha no seu plantel o argentino Sorin, além de Cris, Geovanni e o veterano Muller, e com um Mineirão lotado comemoraram o terceiro titulo da Raposa na competição. O técnico Marco Aurélio entrou na decisão sabendo que no outro dia estaria desempregado.

Wanderley Luxemburgo foi o técnico que passou mais confiança para a China Azul. Luxemburgo conquistou títulos e entrou para historia do clube com a conquista da Tríplice Coroa, em 2003. Nesse ano o treinador contava com vários talentos no time como: Alex, Ari, Maicon, Edu Dracena, Luizão e Cris. Mesmo com uma equipe de ponta o técnico saiu do Cruzeiro brigado com a diretoria e eliminado da Libertadores de 2004.

Hoje depois de seis anos, a Raposa vem de um jejum de títulos considerado importantes. A China Azul acostumado com conquistas que abrilhantaram a historia do clube se divide em relação ao técnico. Adilson Batista em seu segundo ano frente o time estrelado, é um dos técnicos que ficou a mais tempo no Cruzeiro, sem conquistas consagrastes. O apoio incondicional ao Cruzeiro é algo importante, mas devemos lembrar sempre que juntos somos mais fortes e o Cruzeiro é bem maior que os jogadores e técnicos, que já passaram pelo clube.

Vamos Vamos Cruzeiro….