Fechando o meio, e a janela: Denílson é do Cruzeiro


Salve Nação!

O Cruzeiro confirmou, na última terça-feira (19), a contratação por empréstimo do volante paulista Denílson, ex – São Paulo e Arsenal, junto ao Al-Wahda dos Emirados Árabes. O vínculo entre o atleta e o Maior de Minas vai até dezembro deste ano, com valor fixado para possível compra dos direitos econômicos.

Revelado pelo São Paulo em 2005, Denílson Pereira Neves, de 28 anos, esteve no elenco campeão da Libertadores e Mundial de Clubes no mesmo ano, e no elenco do título Brasileiro de 2006 da equipe tricolor. Após a conquista do Brasileirão, ainda em 2006, foi negociado com o Arsenal, da Inglaterra, onde viveu de 2008 a 2010, sua melhor fase, sendo titular do time comandado por Arsène Wenger. Foram 173 jogos e 11 gols marcados com a camisa do Arsenal. Após algumas lesões, o volante perdeu lugar na equipe londrina e acabou liberado para voltar ao São Paulo, onde se firmou como titular na conquista da Copa Sul-Americana em 2012. Denílson permaneceu na equipe paulista até 2015, alternando altos e baixos na equipe titular. No Al-Wahda, onde esteve até a vinda para o Cruzeiro, foram 29 jogos e dois gols assinalados, segundo o site, “OGol”.

O volante chega ao Cruzeiro, principalmente, para cobrir a lacuna deixada por Lucas Romero que está servindo a seleção argentina nas Olimpíadas. Apesar de também se aventurar no ataque, as principais características do jogador são defensivas. Denílson é conhecido pela forte marcação e costuma não “perder a viagem”.  Possui um estilo de jogo que falta ao Cruzeiro atualmente, afinal, nossos melhores volantes têm qualidade para sair ao ataque, mas são pouco eficientes no desarme. Chega para compor a “barca da salvação”, tão aguardada pela torcida desde o início da temporada. Assim como Ábila, Sóbis e Rafinha tem futebol para vir a se tornar um reforço.

Certo é que o Cruzeiro parece ter se reforçado bem na abertura da janela. Trouxe jogadores de qualidade, experiência e que atendem às necessidades do atual elenco. Ainda não é o time sonhado pela torcida, mas houve uma melhora considerável no plantel comandado pelo português Paulo Bento. O treinador, a partir de agora, lutará contra a pressão da torcida, contra sua teimosia e contra o calendário apertado de jogos para remontar o time que brigará para permanecer na primeira divisão.

É óbvio que temos de nos preocupar com o que ainda nos aguarda em 2016, mas o Cruzeiro com as últimas contratações, já apresenta um time promissor para a temporada 2017. Nos resta torcer e aguardar dias melhores na Toca da Raposa.

Por: Simon Nascimento