Fazendo as contas: Vitória que “permite” tropeço em casa


O Fazendo as Contas projetava na última coluna que vencer os jogos em casa bastaria para ficar com o título nacional. O time celeste, porém, desprezou esta “vantagem”, foi até Salvador e derrotou o Vitória, dando mais um passo importante rumo à conquista nacional.

A derrota do Internacional para o Corinthians ajudou ainda mais à Raposa, mas os triunfos de São Paulo, Atlético-MG e Corinthians fizeram com que a meta para o título ampliasse de 71 para 72 pontos.

Para o time celeste, 4 vitórias e 1 empate são suficientes para atingir a pontuação, permitindo que a Raposa possa até empatar um duelo em casa e não precise de mais nada longe do Mineirão. Para os rivais, no entanto, a meta é dificílima e exige mais do que fizeram até aqui no torneio.

Caso o time cinco estrelas chegue aos 72 pontos como projetado abaixo, o São Paulo, principal perseguidor, precisaria de impressionantes 6 vitórias e 3 empates  (77,8% de aproveitamento) ou 7 vitórias e 2 derrotas para ficar com o título, uma vez que um empate em 72 pontos valeria o título ao Cruzeiro no número de vitórias. Já o Inter, precisaria de 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota (81,5%) para levar para o saldo de gols a decisão, enquanto o Atlético-MG dependeria de 7 vitórias e 2 empates (85,2%) para ficar com a taça, já que não teria chances com 72 pontos pelos critérios de desempate. O Corinthians, logo a seguir na tabela, precisaria de 8 vitórias e 1 derrota (88,9%), enquanto  Grêmio e Santos seriam os últimos com chances, precisando de 9 vitórias (100%) para superar a Raposa. O Fluminense, mesmo com a mesma pontuação do Santos, não teria condições em função do número inferior de vitórias.

Exposto este quadro, fica nítido que o Cruzeiro se aproximou significativamente da taça ao triunfar sobre o Vitória, mas a concentração do time para atingir os pontos necessários com antecedência pode ser fundamental para outro objetivo. Concentrar, na reta final e com o título assegurado, na disputa da Copa do Brasil. Os tropeços são permitidos, mas vitórias “inesperadas” como a deste domingo são bem-vindas para este objetivo.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Subiu de 71 para 72 pontos

Aproveitamento necessário: Caiu de 50,0% para 48,1% (inferior ao do Fluminense, 8º colocado com 51,7%)

Resultados almejados: 4 vitórias, 1 empates e 4 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: Superior a 50%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: Superior a 99,9%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Subiu de 91,3% para 94,8%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Subiu de 99,90% para 99,95%

Chance de rebaixamento: 0,0%

Tabela restante

Palmeiras (C) – 3 pontos
Figueirense (F) – 0 pontos
Botafogo (C) – 3 pontos
Criciúma (C) – 3 pontos
Santos (F) – 0 pontos
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 0 ponto
Fluminense (C) – 1 ponto

Por: João Henrique Castro