Fazendo as Contas: Tropeço no fim foi ponto conquistado


O Cruzeiro se aproximou dos 71 pontos ao empatar com o Figueirense em Florianópolis no último sábado. A torcida achou péssimo o resultado, principalmente pelo gol nos acréscimos, mas as vitórias como mandantes de São Paulo e Atlético-MG eram esperadas e a Raposa acabou conquistando 1 ponto que não era projetado pela coluna.

A aproximação do Tricolor e do alvinegro mineiro, de certa forma, era esperada. A rodada era favorável a eles. Para os matemáticos, porém, a chance de ser campeão com 71 pontos até aumentou, em função do tropeço corinthiano contra o Palmeiras.

Ao time celeste, portanto, passou a valer até um tropeço a mais nas rodadas finais, a saber, uma derrota para a Chapecoense, já que o empate fora foi conquistado contra o Figueirense.

Vencendo 3 jogos e empatando 1 em casa, a Raposa alcança a meta e obriga os rivais a ter aproveitamento forte na reta final. O São Paulo, perseguidor mais próximo, precisaria de 5 vitórias e 2 derrotas para levar decisão para o saldo de gols. Um aproveitamento de 71,4%.

O Atlético-MG, 3° colocado, precisaria de 6 vitórias e 1 tropeço, assim como o Internacional. O Corinthians, com menos vitórias que o Colorado, precisaria de 6 vitórias e 1 empate. Fluminense e Grêmio seriam os últimos com chance, precisando vencer os 7 jogos.

Para a Raposa, fazer o dever de casa continua sendo, portanto, quase uma garantia de título. Com um jogo a mais para fazer em seus domínios que os rivais, a vantagem celeste não se resume apenas aos 5 pontos atuais.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Manteve-se em 71 pontos.

Aproveitamento necessário: Subiu de 45,8% para 47,6% (inferior ao do Santos, 8º colocado com 49,5%)

Resultados almejados: 3 vitórias, 1 empates e 3 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: Superior a 60%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: Superior a 99,9%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Caiu de 92,6% para 90,0%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Caiu de 99,91% para 99,90%

Chance de rebaixamento: 0,0%

Tabela restante

Botafogo (C) – 3 pontos
Criciúma (C) – 3 pontos
Santos (F) – 0 pontos
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 0 pontos
Fluminense (C) – 1 ponto

Por: João Henrique Castro