Fazendo as contas: Na Libertadores e a dois passos do paraíso


O Cruzeiro selou na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro a sua classificação para a Libertadores. Como o país tem 5 vagas na competição e o time celeste ficará ao menos entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, uma vez que não pode mais ser alcançado pelo Internacional e Grêmio ou Corinthians se matam no confronto direto, a vaga na próxima edição do torneio continental, onde a Raposa vai buscar o tricampeonato, já está garantida.

A meta, no entanto, é coroar a classificação com o tetra campeonato brasileiro (e o penta da Copa do Brasil, mas aí é outra história), e para não depender de ninguém o Cruzeiro tem uma conta simples. 50% dos pontos ou 2 vitórias em 4 jogos.

Somando 76 pontos, o time cinco estrelas não poderá ser alcançado por mais ninguém e aí reside uma das chances de ser campeão no próximo domingo. Se fizer 74 (1 empate e 1 vitória) ou 73 (desde que seja com 1 vitória) , fica com o título desde que o São Paulo tropece ao menos uma vez. Se alcançar os 73 com 3 empates, depende do São Paulo não vencer 3 e empatar 1 e tirar a desvantagem de 7 gols de saldo que tem atualmente.

Se a matemática do último parágrafo é confusa, já chegou o momento do campeonato em que podemos cravar o que falta para não depender de ninguém. 2 vitórias! Se vierem contra o Grêmio e o Goiás, melhor ainda. Festa garantida, sem depender do Santos fazer nada contra o São Paulo para ser campeão na antepenúltima rodada.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Subiu de 73 para 76 pontos (o que garante o título, soma anterior demandava tropeços do São Paulo)

Aproveitamento necessário: Subiu de 40,0% para 50,0% (inferior ao do Fluminense, 7º colocado com 55,9%)

Resultados almejados: 2 vitórias, 0 empates e 2 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: 100%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: 100%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Subiu de 89,1% para 97,4%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Subiu de 99,99% para 100,0%

Chance de rebaixamento: 0,0%

Tabela restante
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 0 pontos
Fluminense (C) – 3 pontos

Por: João Henrique Castro