Fazendo as Contas: Mais um empate fora compensa


Na letra fria da tabela, não mudou nada. O empate com o Palmeiras poderia permitir a aproximação do São Paulo ou do Internacional, mas o empate dos paulistas com a Chapecoense e a derrota do Colorado para o Flamengo mantiveram o panorama praticamente inalterado com uma rodada a menos.

A expectativa, no entanto, era de que o Cruzeiro conseguisse os três pontos e se aproximasse da meta de 72 para o título. Com os tropeços, os matemáticos reduziram para 71 o objetivo a ser alcançado, mas com o prejuízo de dois pontos do empate, a Raposa terá que buscar mais um ponto do que o previsto na última rodada nos jogos que restam.

Com 3 vitórias e 1 empate em casa, além de 1 empate fora e 3 derrotas, o time cinco estrelas alcançaria os 71 pontos hoje especulados como suficientes para o título. Para chegar aos mesmos 71, os rivais teriam que superar os aproveitamentos que tem até aqui.

O São Paulo, perseguidor mais próximo, precisaria de 6 vitórias e 2 derrotas para levar a decisão para o saldo de gols. O Corinthians de 6 vitórias e 2 empates ou 7 vitórias e um tropeço para superar, já que com 71 perderia o título no número de vitórias. O Atlético-MG só ultrapassaria se conquistasse 7 vitórias e apenas um tropeço. O Inter levaria o título com 71 em função do número de vitórias, mas apenas se vencesse 7 jogos e apenas um tropeço. O Grêmio, com 7 vitórias e 1 empate, ficaria com a taça. O Fluminense seria o último com chances, mas se vencesse os 8 jogos que restam.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Caiu de 72 para 71 pontos

Aproveitamento necessário: Caiu de 48,1% para 45,8% (próximo ao do Goiás, 9º colocado com 45,6%)

Resultados almejados: 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: Superior a 50%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: Superior a 99,9%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Caiu de 94,8% para 92,6%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Caiu de 99,95% para 99,91%

Chance de rebaixamento: 0,0%

Tabela restante

Figueirense (F) – 0 pontos
Botafogo (C) – 3 pontos
Criciúma (C) – 3 pontos
Santos (F) – 0 pontos
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 1 ponto
Fluminense (C) – 1 ponto

Por: João Henrique Castro