Fazendo as contas: Virando a chave


É difícil. Quase impossível. Mas pela primeira vez no returno os matemáticos colocam o Cruzeiro mais próximo da briga pelo G-4 do que pelo rebaixamento.

As chances são irrisórias e o time celeste está longe de depender só de suas forças. Os 0,09% projetados pelo site Chance de Gol significam, a grosso modo, que a Raposa chegaria a Libertadores em 9 combinações a cada 10 mil possíveis. Mas o rebaixamento enfim é realidade ainda mais distante. Com 0,06%, o time cinco estrelas só seria rebaixado em 6 de 10 mil combinações.
Caso o vencedor da Copa do Brasil fique entre os quatro primeiros, as chances azuis de ir para Libertadores crescem um pouco e sobem para 0,8%. Mesmo assim são apenas 8 a cada mil combinações. Dependendo ainda de Atlético-PR ou Chapecoense não vencerem a Sul-Americana.
Os números reduzidos se explicam também pelo fato de que mesmo que o Cruzeiro vença todos os seus jogos, teria menos de 50% de chances de ir para a Libertadores. A pontuação projetada para o G-4 atualmente é de 63 pontos. Com 100% de aproveitamento até o fim do campeonato, a Raposa terminaria com 62. Mas enquanto for possível e, principalmente, mais provável do que a queda para a Série B, porque não mudar o foco no campeonato e lutar para alcançar?
Vamos calcular: (Informações extraídas do site chancedegol.com.br)

Meta: 62 pontos

Aproveitamento necessário: 100%

Resultados almejados: 7 vitórias.

Chances de título atingindo esta meta: Impossível.

Chances de Libertadores atingindo esta meta: (Via G-4, inferiores a 50%. O site Chance de gol não calcula pontuação para alcançar o G-5)

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: 100%

Chances de título do Cruzeiro: Não há mais chances de título.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Mantiveram-se em 0,09%.

Chances de ficar no meio da tabela: Subiram de 99,31% para 99,85%

Chances de rebaixamento: Caíram de 0,6% para 0,06%.

Tabela restante

Goiás (F) – 3 pontos

Avaí (F) – 3 pontos

São Paulo (C) – 3 pontos

Sport (C) – 3 pontos

Palmeiras (F) – 3 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 3 pontos

por: João Henrique Castro