Fazendo as contas: Um breve fôlego para o Cruzeiro


A 23ª rodada reservou boas notícias para o Cruzeiro. Além da vitória sobre a líder Chapecoense, três pontos que não estavam nas projeções da coluna, a Raposa viu Juventude e Cuiabá serem derrotados e a projeção de pontuação para o G-4 ao fim do campeonato a partir do aproveitamento atual do quarto colocado ser reduzida.

Como consequência, os números para as rodadas finais ficaram um pouco mais acessíveis e a margem de tropeços cresceu. Registre-se, contudo, que a situação ainda é muito difícil e que quanto antes for possível chegar ao bloco de cima da classificação, melhor.

O momento oscilante do Juventude e a fase ruim do Cuiabá tem auxiliado a aproximação celeste, mas também de outros adversários. Atualmente, por exemplo, apenas um ponto separa o quarto colocado, Juventude, do sétimo, a Ponte Preta. E como existe um confronto direto neste fim-de-semana (Cuiabá e Avaí) entre dois dos quatro postulantes a terminar a próxima rodada no G-4, não há chances matemáticas de reduzir a distância para o grupo em mais três pontos nesta jornada. No entanto, é certo que ao menos um deles deixará pontos pelo caminho na 24ª rodada. É vencer o Confiança, ganhar mais algumas posições e aproximar-se de ao menos mais um destes concorrentes na briga pelo acesso.

Vamos as contas (segundo o site chance de gol)

Meta: Caiu de 64 para 61 pontos (projeção a partir do aproveitamento atual do 4° colocad0. O Juventude tem 53,6% dos pontos disputados e chegaria aos 61 pontos mantendo este índice)

Aproveitamento necessário: Caiu de 81,3% para 73,3%  (superior ao da Chapecoense, líder com 68,1%)

Resultados almejados: 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

Chances de título atingindo esta meta: Inferior a 0,1%.

Chances de acesso atingindo esta meta: Inferior a 50% (tendência de subir com rivais mantendo seus atuais aproveitamentos).

Chances de rebaixamento atingindo esta meta: 0%.

Chances de título do Cruzeiro: Permaneceram em menos de 0,01%.

Chances de acesso do Cruzeiro: Subiram de 1,6% para 7,9%.

Chances de permanência na Série B do Cruzeiro: Caíram de 97,49% para 91,99%.

Chances de rebaixamento do Cruzeiro: Caíram de 0,9% para 0,1%.

Projeção

Confiança (C): 3 pontos.

América (F): 0 pontos.

Brasil (C): 3 pontos.

CRB (F): 3 pontos.

Vitória (F): 3 pontos.

CSA (C): 3 pontos.

Avaí (F): 1 ponto.

Ponte Preta (F): 3 pontos.

Cuiabá (C): 1 ponto.

Sampaio Corrêa (F): 0 pontos.

Oeste (C): 3 pontos.

Juventude (F): 1 ponto.

Operário (C): 3 pontos.

Náutico (C): 3 pontos.

Paraná (F): 3 pontos.

Por: João Henrique Castro