Fazendo as contas: Tropeço em rodada desfavorável


Na 26ª rodada do Brasileirão, alguns resultados aqueceram a disputa pela permanência na Série A e elevaram a projeção da pontuação provável de garantir a continuação na divisão principal na próxima temporada de 41 para 42 pontos.

Embora apenas 3 dos 10 últimos tenham vencido (duas delas em confrontos diretos: Ponte Preta sobre Goiás e Figueirense sobre Avaí e um surpreendente triunfo do Coritiba como visitante sobre o Flamengo), apenas o Fluminense neste grupo foi derrotado por rivais da parte de cima da tabela.

Na letra fria dos números, portanto, os dez últimos perderam apenas três jogos na rodada, sendo dois confrontos diretos. Com um pontinho aqui e outro ali, além dos 3 pontos obtidos por Ponte Preta, Figueirense e Coritiba, a meta de permanência tende a aumentar e por isso a nota de corte subiu após esta rodada.

Para piorar, o Cruzeiro não venceu um dos jogos em que sua “obrigação” era esta. O confronto contra o lanterna em seus domínios significou, portanto, deixar 3 pontos pelo caminho (2 perdidos pelo empate + 1 pelo desempenho dos rivais na rodada). Como consequência, a projeção para as rodadas restantes terá que compensar este prejuízo.

Necessitando de 12 pontos nos 36 restantes, a Raposa pode obtê-los com 3 vitórias e 3 empates. Tal desempenho pode ser obtido com derrotas em todos os jogos fora, desde que o time celeste obtenha estes 12 pontos nos 18 a disputar como mandante. Tropeçar no Vasco deu uma complicada, mas Cruzeiro segue dependendo só de suas forças e, principalmente, só de seu desempenho no Mineirão. Que precisa melhorar! (E uma vitória em Chapecó no domingo, obviamente, não dá para dispensar)

Meta: Subiu de 41 para 42 pontos

Aproveitamento necessário: Subiu de 30,8% para 33,3% (superior aos 29,5% do Joinville, atual 19º colocado)

Resultados almejados: 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas

Chances de título ou Libertadores atingindo esta meta: Impossível.

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: Superiores a 50%

Chances de título do Cruzeiro: Seguem inferiores a 0,01%.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Caíram de 0,02% para 0,01%.

Chances de ficar no meio da tabela: Caíram de 95,37% para 89,88%

Chances de rebaixamento: Subiram de 4,6% para 10,1%.

Tabela restante

Chapecoense (F) – 0 pontos

Coritiba (C) – 3 pontos

Grêmio (C) – 1 ponto

Atlético-PR (F) – 0 pontos

Fluminense (C) – 3 pontos

Goiás (F) – 0 pontos

Avaí (F) – 0 pontos

São Paulo (C) – 1 ponto

Sport (C) – 1 pontos

Palmeiras (F) – 0 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 0 pontos

Por: João Henrique Castro