Fazendo as Contas: “Só” depende de nós

A 32ª rodada foi positiva para o Cruzeiro. Ainda que não tenha ultrapassado a 11ª colocação, o que não era possível de ocorrer em função da distância para os rivais, a Raposa venceu o Goiás e manteve acessa a esperança de brigar por uma vaga na Libertadores de 2016.

É bem verdade que a situação celeste não é fácil. Com 0,5% de possibilidades, o equivalente a 5 classificações em cada mil combinações, a equipe cinco estrelas não pode mais tropeçar para alcançar a classificação. Mas se os rivais seguirem ajudando, talvez até seja possível com um desempenho um pouco inferior.

Com os tropeços de Santos, Palmeiras, Flamengo e Ponte Preta neste fim de semana, a pontuação projetada pelo site Chance de Gol para alcançar o G-4 passou a ser de 62 pontos. Justamente os números que o Cruzeiro alcançará caso vença os seis jogos restantes. E ainda tem a possibilidade de G-5, caso o campeão da Copa do Brasil fique entre os 4 primeiros.

Após praticamente sepultar as chances de rebaixamento, ao Cruzeiro não resta mais nada no campeonato do que sonhar e lutar para que o G-4 vire realidade ao fim do torneio. Imaginar que “só” depende de suas forças, e o panorama indica tal tendência, é um motivo a mais para seguir tentando.

fazendo-as-contas_site-01

Vamos calcular: (Informações extraídas do site chancedegol.com.br)

Meta: 62 pontos

Aproveitamento necessário: Segue em 100%

Resultados almejados: 6 vitórias.

Chances de título atingindo esta meta: Impossível.

Chances de Libertadores atingindo esta meta: (Via G-4, superiores a 50%. O site Chance de gol não calcula pontuação para alcançar o G-5)

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: 100%

Chances de título do Cruzeiro: Não há mais chances de título.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Subiram de 0,09% para 0,5%.

Chances de ficar no meio da tabela: Caíram de 99,85% para 99,49%

Chances de rebaixamento: Caíram de 0,06% para inferiores a 0,01%.

Tabela restante

Avaí (F) – 3 pontos

São Paulo (C) – 3 pontos

Sport (C) – 3 pontos

Palmeiras (F) – 3 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 3 pontos