Fazendo as contas: Sem chances matemáticas de Libertadores e a 2 pontos de 2013


Cruzeiro e Ponte Preta se enfrentaram há quase dez dias, mas a 33ª rodada do Brasileirão só se encerrou na última quarta-feira, atrasando as contas sobre as chances dos clubes no campeonato.

A derrota para a Macaca somada ao triunfo do São Paulo sobre o Sport sepultaram definitivamente as chances do Cruzeiro de se classificar para a Libertadores. O site chance de gol até considera o time celeste com menos de 0,01% de possibilidade, mas a base numérica do portal despreza o número de vitórias e mesmo que o Cruzeiro vença todos seus jogos e os paulistas saíam sempre derrotados de campo, a Raposa termina a competição atrás do tricolor de São Paulo por causa de desvantagem no número de triunfos.

Sem chances de chegar a principal competição continental em 2013, seria o momento do torcedor cinco estrelas se concentrar totalmente na próxima temporada, mas ainda existe um pequeno risco de queda para a Série B que obriga o clube celeste a conquistar ao menos mais dois pontos nas rodadas restantes.

Mesmo assim, caso o Cruzeiro falhe nesta missão e perca todos os cinco jogos restantes, por exemplo, as chances de queda seriam de apenas 10,7%. Muito pouco, mas é bom não bobear e se livrar desta ameaça logo, de preferência com uma vitória sobre o Santos. No entanto, dois empates e a Raposa já poderá respirar tranquilamente.

Vamos calcular: (Estatísticas retiradas do site chance de gol)

Meta: 45 pontos

Aproveitamento necessário: Subiu de 11,1% para 13,3%

Resultados almejados:  2 empates e 3 derrotas

Chances de título atingindo esta meta: 0%

Chances de Libertadores atingindo esta meta: 0% 

Chances de Sul-Americana atingindo esta meta: Classificação para a competição se dará via Copa do Brasil.

Chances de rebaixamento atingindo esta meta: Caíram de 0,6% para 0,3%.

Chances de título do Cruzeiro: A Raposa não tem mais chances matemáticas de título.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: O site chance de gol calcula como menores que 0,01%, mas base matemática despreza que time celeste não tem condições de ultrapassar o São Paulo (4º e último classificado para a Libertadores neste momento) em número de vitórias.

Chances de rebaixamento do Cruzeiro: Subiram de 0,08% para 0,3%.

Tabela Restante (O mínimo que o Cruzeiro precisa conquistar)

Santos (C) – 1 ponto

Bahia (C) – 1 ponto

Fluminense (F) – 0 pontos

Coritiba (C) – 0 pontos

Atlético-MG (F) – 0 pontos