Fazendo as contas: Rodada deixou Cruzeiro mais próximo do alívio

O leitor do Fazendo as Contas já sabe. Embora a campanha do Cruzeiro até aqui no Brasileirão esteja longe de ser satisfatória, a Raposa não precisa sequer vencer todos os jogos em casa para permanecer na Série A em 2016.

A cota de tropeços ainda permite ao time cinco estrelas, por exemplo, tropeçar nos duelos mais duros a serem disputados em seus domínios como era o confronto deste domingo contra o vice-líder Atlético-MG. A derrota teria impacto pequeno nas contas celestes e o empate acaba possibilitando ao Cruzeiro perder 1 ponto a mais nos jogos que restam para a Raposa do que o que estava projetado pela coluna antes do clássico.
Além disso, a 25ª rodada mais uma vez foi marcada por poucos sucessos dos dez últimos colocados. Apenas quatro deles venceram, sendo que o Sport (pouco ameaçado) e o Vasco (em situação delicada) foram dois deles, além do Avaí que venceu confronto direto contra o Goiás. A Ponte Preta foi a exceção ao vencer o Santos em casa, mas o desempenho fraco dos clubes da metade de baixo da tabela fez com que os matemáticos reduzissem ainda mais a projeção de pontos para se salvar.
Com 41 pontos, o site Chance de Gol considera que um clube tem mais chances de se manter na Série A do que ser rebaixado de acordo com o desempenho atual das equipes. Sendo assim, o Cruzeiro ganha ainda mais um ponto de respiro no que resta até o fim do campeonato, uma vez que a projeção anterior ficava nos 42 pontos.
Sendo assim, 12 pontos nos 13 jogos restantes devem ser suficientes. 3 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, por exemplo. A necessidade de vencer o Sport no Mineirão, por exemplo, transformou-se em mais uma possibilidade de empate. É óbvio que se os últimos colocados decidirem reagir, a Raposa pode precisar de um pouco mais que isso. Mas, atualmente, a situação segue longe de estar dramática.
Meta: Caiu de 42 para 41 pontosAproveitamento necessário: Caiu de 33,3% para 30,8% (superior aos 29,3% do Joinville, atual 19º colocado)

Resultados almejados: 3 vitórias, 3 empates e 7 derrotas

Chances de título ou Libertadores atingindo esta meta: Impossível.

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: Superiores a 50%

Chances de título do Cruzeiro: Seguem inferiores a 0,01%.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Caíram de 0,3% para 0,02%.

Chances de ficar no meio da tabela: Subiram de 93,99% para 95,37%

Chances de rebaixamento: Caíram de 5,7% para 4,6%.

Tabela restante

Vasco (C) – 3 pontos

Chapecoense (F) – 0 pontos

Coritiba (C) – 3 pontos

Grêmio (C) – 0 pontos

Atlético-PR (F) – 0 pontos

Fluminense (C) – 1 ponto

Goiás (F) – 0 pontos

Avaí (F) – 0 pontos

São Paulo (C) – 1 ponto

Sport (C) – 1 pontos

Palmeiras (F) – 0 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Por: João Henrique Castro