Fazendo as contas: Qual o objetivo?


O Cruzeiro alcançou 44 pontos com a vitória sobre o Fluminense no último fim de semana e praticamente sepultou as chances de ser rebaixado.

Segundo o site de estatísticas da UFMG, a chance de algum clube ser rebaixado com 44 pontos é de apenas 43,507%. Ou seja, se o Cruzeiro perder todos os jogos até a reta final, ainda teria 56,493% de chances de permanecer na Série A.

Alcançar a Libertadores, no entanto, também é bastante improvável. Se a Raposa vencer todos os jogos restantes, chegaria a 56 pontos. E a chance do último classificado para a Libertadores ter apenas 56 pontos, hoje, é de apenas 31,172%. Ou seja, mesmo triunfando nos 4 jogos restantes o time celeste teria 69,838% de chances de não figurar no G-6.

É devido a isso, portanto, que o Cruzeiro vive, estatisticamente, um cenário praticamente definido. Com 0,17% de chances de ir a Libertadores e 0,68% de chances de ser rebaixado, a sensação é de que o time cinco estrelas só tem tabela a cumprir até a reta final.

A realidade, no entanto, não é bem essa. O Cruzeiro não está plenamente livre do rebaixamento e também não está impedido de sonhar com a Libertadores 2017. Além disso, é necessário ficar entre os 13 primeiros para confirmar vaga na Sul-Americana, que ano que vem será disputada também por quem estiver na Copa do Brasil.

Se as contas permitem, o Cruzeiro tem que lutar. São quatro batalhas e a meta agora passa a ser triunfar em todas e ver até onde é possível subir na classificação. Vamos a luta!

Números projetados segundo informações do site do departamento de estatísticas da UFMG.

Meta: Subiu de 43 pontos (para fugir do rebaixamento) para 56 pontos (tentar o G-6).

Aproveitamento necessário: Subiu de 13,3% para 100%.

Resultados almejados: 4 vitórias.

Chances de título atingindo esta meta: 0%.

Chances de Libertadores atingindo esta meta: 31,172%.

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: 100%

Chances de título do Cruzeiro: O Cruzeiro não tem mais chances de título.

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Subiram de 0,014% para 0,17%.

Chances de ficar no meio da tabela: Subiram de 97,086% para 99,15% .

Chances de rebaixamento: Caíram de 2,9% para 0,68%.

Tabela restante

Sport (F) – 3 pontos

Santos (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 3 pontos

Corinthians (C) – 3 pontos

Por: João Henrique Castro