Fazendo as contas: O que almejar no 2° turno?


Começo de 2° turno e o Guerreiro dos Gramados retorna com sua tradicional coluna “Fazendo as Contas”. O objetivo desta é, a cada rodada, projetar o que o Cruzeiro precisa para alcançar determinados objetivos no campeonato.

Existe uma ilusão matemática que engessa os números necessários para alcançar determinados objetivos nos pontos corridos com 20 clubes. 72 pontos garantiria título, 65 pontos uma vaga no G-4 e 45 pontos a permanência na Série A. Tais números, no entanto, não garantem nada e podem variar de acordo com o desempenho dos rivais, o que dá sentido a atualização da coluna a cada rodada.

Depois de ter feito um primeiro turno fraco, o Cruzeiro tem objetivos modestos para o 2° turno. Segundo o site chance de gol, a chance de título é de apenas 0,01% e mesmo a Libertadores é improvável com meros 0,8% de chances. Ser rebaixado, contudo, também é pouco provável no momento e a Raposa tem apenas 5,9% de chance de cair para a Série B.

Alcançando 42 pontos, por exemplo, a chance de uma equipe permanecer na Série A atualmente é superior a 60%, ou seja, é mais fácil não ser rebaixado com 42 pontos do que ser. Para o time celeste, 20 pontos garantem esta pontuação. Aproveitamento de 35,1%, idêntico ao que Avaí e Figueirense, 15° e 16° na classificação, obtiveram no 1° turno. Com 10 jogos em casa, significa a possibilidade de perder todos os jogos fora e ainda tropeçar 4 vezes como mandante (2 empates e 2 derrotas que aqui projetamos que aconteçam contra os rivais melhor posicionados na classificação). Ou seja, para cair a equipe cinco estrelas tem que fazer um segundo turno ainda mais medíocre que o primeiro.

Nas próximas colunas, a tendência é que as contas continuem sendo para saber o que será necessário para garantir a permanência na Série A. Uma espécie de protesto diante da campanha ruim e, principalmente, o reconhecimento de que, atualmente, o sinal amarelo com o fantasma do rebaixamento faz mais sentido do que o pensamento no G-4, o que pode mudar com uma boa sequência de resultados. Em 2009, a Raposa em campo mudou as contas e de briga na parte de baixo da tabela passou a classificado para a Libertadores do ano seguinte. Que esta história se repita!

Vamos calcular (Estatísticas sobre as chances retiradas do site “Chance de Gol”

Meta: 42 pontos

Aproveitamento necessário: 35,1%

Resultados almejados: 6 vitórias, 2 empates e 11 derrotas

Chances de título ou Libertadores atingindo esta meta: Inferiores a 0,01%

Chances de permanecer na Série A atingindo esta meta: Superior a 60%

Chances de título do Cruzeiro: 0,01%

Chances de Libertadores do Cruzeiro: 0,8%

Chances de ficar no meio da tabela: 93,3%

Chances de rebaixamento: 5,9%

Tabela restante

Corinthians (F) – 0 pontos

Santos (C) – 3 pontos

Ponte Preta (F) – 0 pontos

Figueirense (C) – 3 pontos

Flamengo (F) – 0 pontos

Atlético-MG (C) – 0 pontos

Vasco (C) – 3 pontos

Chapecoense (F) – 0 pontos

Coritiba (C) – 3 pontos

Grêmio (C) – 0 pontos

Atlético-PR (F) – 0 pontos

Fluminense (C) – 1 ponto

Goiás (F) – 0 pontos

Avaí (F) – 0 pontos

São Paulo (C) – 1 ponto

Sport (C) – 3 pontos

Palmeiras (F) – 0 pontos

Joinville (C) – 3 pontos

Internacional (F) – 0 pontos

Por: João Henrique Castro