Fazendo as contas: Com risco eliminado, é pensar em 2013


O Cruzeiro não briga por mais nada neste Brasileirão. Aconteça o que acontecer nas três rodadas finais do campeonato, a Raposa não saíra da faixa entre o 5º e o 16º lugar na tabela, justamente aquela em que ficam os clubes que não garantem classificação para a Libertadores nem caem para a Série B.

Em 10º lugar na tabela, o máximo de objetivo que o Cruzeiro pode construir é se garantir entre os 13 primeiros, pois este grupo já tem assegurada uma vaga na Sul-Americana em caso de eliminação precoce na Copa do Brasil (antes das oitavas-de-final). Mesmo ficando atrás desta colocação, porém, é extremamente improvável que oito clubes nesta faixa sejam eliminados também tão cedo da competição nacional e que uma vaga não seja reservada ao time celeste, caso a equipe vá mal na Copa do Brasil.

Diante deste cenário, a coluna fazendo as contas se despede e promete voltar em 2013, mas para calcular os números necessários para as conquistas, ou seja, para falar sobre o que é normal de se ver na Toca da Raposa II. Só esperamos que os profissionais ligados ao clube estejam, de fato, conscientes disso.