Falta transparência na política de negociações do Cruzeiro


Salve Nação Celeste! Quem conhece o site Guerreiro dos Gramados, sabe que o nosso objetivo é jogar junto com o time. Nós apoiamos o clube, pedimos paciência aos torcedores em momentos críticos, incentivamos a galera a comparecer ao Mineirão, sempre para o bem do Cruzeiro Esporte Clube.

Todavia, nós também apontamos falhas. Falhas dos atletas, da torcida, da diretoria, do treinador e de quem mais cometer alguma ação que consideremos prejudicial ao clube. Não temos compromisso com ninguém, a não ser com a busca de ver um Cruzeiro sempre forte e vencedor como estamos acostumados.

Falta transparência na política de negociações do CruzeiroEsta semana o Cruzeiro cedeu ao menos três jogadores para outras equipes. Dudu ao Coritiba, Leandro Amaro ao Palmeiras e Fabinho ao América-MG. Digo ao menos porque nenhum destes empréstimos foi noticiado no site oficial do clube. A torcida não teve acesso aos valores, as formas do empréstimo ou até mesmo a informação de que o Cruzeiro não terá que arcar com os salários de atletas que estarão servindo outras agremiações.

Qual a razão deste sigilo? Sinceramente não dá para saber. E quando acessamos o BID (registro de atletas na CBF) do clube nos deparamos com algumas surpresas capazes de nos deixar com a pulga atrás da orelha.

Atualmente o Cruzeiro dispõe de uma lista de 179 atletas registrados na CBF. Isto mesmo! 179! O suficiente para escalar 16 times completos. Tudo bem que os garotos da base também contam neste registro, mas alguns nomes de jogadores profissionais dificilmente terão uma oportunidade no Cruzeiro.

Para que manter vínculos com: Afonso (Ipatinga), Eliézio, Elisson, Fabinho, Jajá e alguns outros que passaram pelo Cruzeiro e não corresponderam? Tais jogadores significam custos para o clube e não há a menor expectativa de aproveitamento dos mesmos. Aí o clube repassa tais atletas para times menores e não revela os detalhes. Se tais clubes arcam com todos os custos, existe uma chance de o jogador, patrimônio do clube, se destacar e render frutos. Mas se o Cruzeiro é quem paga os salários, por exemplo, é uma grana boa jogada pelo ralo.

Outra situação curiosa é o registro de alguns atletas. Gil, zagueiro titular na partida contra o Nacional (URU) pertence na verdade ao Aparecida Esporte Clube (GO) e está emprestado ao Cruzeiro. Alguém aqui sabia disso? Tudo bem que o contrato de empréstimo é até 2013, mas o que o Cruzeiro ganha em caso de venda do jogador? Ninguém sabe.

Fidel Martinez, o meia equatoriano campeão pan-americano, é outro jogador com contrato de empréstimo com o Cruzeiro. Cedido pelo clube a Caldense para a disputa do Mineiro, o contrato do jogador com o Cruzeiro se encerrou em 31 de março. Foi renovado? Isso nem a CBF sabe.

Hiziel, registrado como Bolão no BID. Alguém sabe quem é? O jogador de 25 anos (nenhum garoto) tinha contrato de empréstimo com o Cruzeiro até o fim de março. O atleta pertence ao Junior Team (PR) (que time é este?) e já passou por Grêmio e Fluminense com contratos de empréstimo. O Cruzeiro renovou tal contrato? O que este jogador fez enquanto recebia salário do Cruzeiro? Mistério.

Guerrón é mais um emprestado ao Cruzeiro. Este todo mundo sabe o que está fazendo e sua situação é clara. Ou o Cruzeiro paga 2 milhões de euros ao Getafe em julho e adquire os direitos do equatoriano ou ele vai embora do Cruzeiro. Por que as outras situações não são claras assim?

Rômullo, garoto de 17 anos emprestado pelo Fabriciano (MG). Contrato vence hoje. Deve treinar com a base, movimentação normal no futebol e o desconhecimento de quem seja é natural por se tratar de um jogador de categorias de base.

Agora a bomba maior! THIAGO RIBEIRO! O jogador tem vínculo de empréstimo com o Cruzeiro! Se fizermos um esforço, Thiago Ribeiro chegou ao clube em uma troca por Marcelo Tavares, zagueiro que o Cruzeiro adquiriu os direitos, mas que não quis deixar o Oriente Médio para atuar no clube. Na época, a transferência de Thiago foi noticiada como uma troca de jogadores entre Cruzeiro e o antigo clube de Thiago Ribeiro.

Entretanto, o jogador tem seus direitos presos ao Clube Atlético Rentista (clube empresa de Juan Figger) e está emprestado ao Cruzeiro até 2013. O investimento que o clube fez em Marcelo Tavares simplesmente desapareceu nesta história. Talvez o Cruzeiro tenha uma porcentagem dos direitos de Thiago, mas isto não está transparente. No meio do ano, se eventualmente surgir uma proposta pelo atleta, saberemos a verdade como em inúmeras outras vendas de atletas que o Cruzeiro tinha apenas um “pedaço” como Wágner e Guilherme.

A intenção deste texto não é um ataque a gestão Perrella no clube. Particularmente (opinião minha, não do GDG) acho o Cruzeiro um dos clubes mais bem administrados do país e tenho orgulho de vê-lo fazer frente e até superar clubes com muito mais dinheiro de TV, patrocínios e etc e isto é mérito desta gestão. Todavia, porque não há uma transparência com relação a negociação de atletas? Os sócios do futebol que investem no clube não tem o direito de saber? Porque os vários empréstimos de atletas com vínculos com o clube não são noticiados no site oficial?

Tudo isto gera uma série de desconfianças sobre a administração do clube que poderia ser evitada com transparência. Ou será que manter segredo sobre estas informações é o segredo do Cruzeiro para se manter no topo durante tantos anos? Imagino que não. 

Em tempo: A liberação de Marcelo Tavares pelo Cruzeiro ocorreu em 2009 quando seus direitos foram trocados por parte dos direitos do volante Fabrício que tem sua carreira liga a Reinaldo Pitta, mesmo empresário de Marcelo Tavares. Na negociação de Thiago Ribeiro, o Cruzeiro prorrogou o empréstimo de Marcelo Tavares ao Al-Rayan (Qatar) para que o clube liberasse o atacante para o Cruzeiro.