Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores


elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

A armação celeste foi uma arma letal em 2013. Prova disso é a quantidade de jogadas armadas e o alto índice de aproveitamento celeste em todas as competições. Durante o brasileirão, o Cruzeiro foi o clube que precisou criar menos jogadas para cada gol finalizado, mas, isso não quer dizer que o clube criou pouco e aproveitou muito, nada disso, o time celeste criou muito e acertou mais ainda. 77 gols no Brasileirão, muitos deles frutos da genialidade de Everton Ribeiro, da persistência de Ricardo Goulart, da experiência de Júlio Batista e por aí vai. Mas, o grande trunfo celeste foi na verdade o jogo coletivo. O toque de bola rápido e objetivo foi a marca do time e é com certeza uma das armas para um 2014 ainda mais vencedor.

 

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

A volta do que não foi

Alisson iniciou 2013 com esperança de assumir uma posição de destaque no grupo devido às boas passagens pelo Sub-20 celeste e por terminar bem o ano 2012. Mas as contratações de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart inflaram o setor e o talentoso meia foi emprestado ao Vasco. No time carioca chegou pedindo passagem e mostrando bastante serviço com gols e assistências o que rapidamente fez com que Marcelo Oliveira o chamasse de volta para BH. Em seu retorno à Toca, Alisson novamente enfrentou concorrência, mas as vezes que foi acionado correspondeu bem, mostrando talento, inteligência e muita maturidade, apesar de ser ainda muito jovem. Em 2014 pode ter mais oportunidades principalmente no Campeonato Mineiro e desta forma provar que tem potencial para comandar o Cruzeiro nos próximos anos.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

Driblou a concorrência

O que falar do melhor jogador do Brasileirão 2013? Com que palavras descrever o jogador que encantou o Brasil e o Mundo com belos gols, assistências incríveis, dribles e mais dribles e mais dribles e mais dribles… Sua chegada à Toca já foi um aviso. O Presidente Gilvan e Alexandre Mattos deram um chapelaço na concorrência local e em uma jogada de mestre tirou Ribeiro do Coritiba, trazendo uma jóia raríssima de presente para a China Azul. Everton não foi somente o melhor jogador do Brasileirão, foi o melhor atleta a atuar no país durante todo o ano. Juntando a isso temos um jovem humilde, carismático e dedicado, em busca de postular um patamar mais alto no futebol. 2014 é um ano de ouro para Everton Ribeiro que disputará pela primeira vez a Libertadores e sabendo das dificuldades vai lutar até o fim em busca do título.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

Rápido e rasteiro

Elber vai estourar! Já escutamos esta frase muitas e muitas vezes, mas ano após ano o garoto continua sem vingar no time celeste. Não é falta de talento, nem carisma. Não é também falta de chances dada pelos treinadores. Elber teve tudo isso, mesmo assim continua sendo o eterno: “…agora é a vez do Elber”. Apesar disso, o garoto esbanja vontade. No time profissional desde 2011, vem ano após ano mostrando que tem futebol para ficar na Toca, só falta aquele “algo a mais”. Como não se emocionar com aquele gol fantástico contra o Náutico no Independência? Como não gostar quando Elber está em campo, já que sempre vemos muita vontade, raça, uma correria desenfreada e muitas jogadas perigosas. Falta ainda a este meia de origem definir-se entre o atleta que pensa a jogada ou o atacante de pontas rápido, que a meu ver é mais a sua posição.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

O 12º Titular

Esse rapaz merece o respeito da China Azul. Depois de ser eleito o melhor jogador da Série B 2012, foi anunciado pelo rival como um grande “chapéu” do turco, porém Alexandre Mattos conseguiu tomar a frente, dominar a bola e dar dois chapéus seguidos no boquirroto de Vespasiano e Goulart veio para a Toca. Se no começo poucos apostaram no seu futebol, impossível pensar no fim da temporada sem o voluntarioso meia. Se não é extremamente habilidoso, Ricardo Goulart tem outros atributos que lhe valem um lugar de primeira opção para o meio. Forte, Combativo, ajuda na marcação, inteligente, bom passe e estrela. Desde seu início no time celeste mostrou que bem aproveitado rende muitos frutos, prova disso é que jogou mais de dois terços das partidas celestes no ano e marcou 12 gols na temporada. Sempre que acionado como titular correspondeu bem e por isso pode em 2014 fazer novamente uma grande temporada.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

No último minuto

Força, técnica, boa finalização e ótima explosão. Com estes atributos, Julio Baptista chamou a atenção do futebol espanhol em 2003 e trocou o São Paulo pelo Sevilla. Com uma sólida carreira na Europa e Seleção Brasileira o jogador chegou ao Cruzeiro quando muitos diziam não ser mais possível. Com a janela de transferência fechada, o Alexandre Mattos da Europa deu a boa notícia aos torcedores celestes. “La Bestia” – como o atleta é chamado na Europa – jogaria por “La Bestia Negra”. Júlio havia rescindido contrato com o Málaga um dia antes da janela se fechar e por isso poderia ser inscrito no futebol Brasileiro. O início foi meio sonolento, visivelmente o atleta estava fora de ritmo e sem suas condições físicas ideais, mesmo assim, após os primeiros jogos, começou a ser muito eficiente nas partidas que entrou, marcando alguns gols importantes, outros decisivos e outros belos, como na cobrança de falta na vitória diante do Vasco [VÍDEO GOL]. Se não terminou o ano como titular, o ótimo meia vai colocar uma pulga e tanto na orelha de Marcelo Oliveira, já que promete voar na temporada após uma boa pré temporada.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

Quem se salvou da barca que afundou

Marlone chega ao Cruzeiro apontado por “especialistas” da imprensa esportiva como a melhor contratação e a melhor aposta de um clube brasileiro no início desta temporada. Se seu antigo clube não foi nada bem e acabou sendo rebaixado no brasileirão 2013, o atleta ao menos, se destacou com um futebol rápido, inteligente, atrevido e principalmente por, tão novo, chamar a responsabilidade e tentar salvar um time tão ruim. Seu trabalho não foi em vão e o meia foi premiado com um contrato com o Campeão Brasileiro. O atleta chega ao time celeste cedido por investidores que enxergam no Cruzeiro a melhor “vitrine” para valorização do seu investimento. Em troca, o Cruzeiro fica com uma considerável quantia em uma futura negociação. O armador tem muito potencial e se, no passado não passou em testes no Centro de Treinamentos Presidente Felício Brandi (Toca da Raposa I), hoje entra no clube pela porta da frente, muito bem recomendado e dizendo estar realizando um grande sonho, inclusive tendo recusado uma proposta do Real Madrid B. Marlone é um bom nome para ser observado e pode se destacar durante o ano.

 

 

Especial Elenco Celeste 2014: Goleiros

 

Especial Elenco Celeste 2014: Zagueiros

 

Especial Elenco Celeste 2014: Laterais

 

Especial Elenco Celeste 2014: Volantes

 

 

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes