Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes


elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Cruel e democrático. O ataque do Cruzeiro em 2013 não perdoou ninguém, ninguém mesmo. Sobrou para todo mundo. Quem tentou encarar o Cruzeiro de igual para igual sofreu nas mãos dos avantes celestes. 142 gols em 63 jogos alcançando média de 2,25 gols/jogo. 87 deles foram marcados pelo ataque que teve Borges como artilheiro com 19 gols no ano. O poderio ofensivo celeste foi fruto do bom entrosamento dos jogadores, mas também das características individuais dos atacantes que acabavam criando jogadas individuais ou abrindo espaço para os meias ou jogadores de defesa no jogo aéreo. Com a eminente chegada de Marcelo Moreno e a saída de Anselmo Ramon o ataque tende a ficar mais encorpado e com ainda mais opções. Luan foi mantido como um trunfo para derrubar as retrancas com seu “futebol tanque” e ainda temos o retorno de Martinuccio. Willian com contrato de empréstimo vencendo no meio do ano é um dos nomes que se destacaram em 2013.

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Do ódio ao amor

Eu odiava o Borges. Ele nunca perdoou a defesa do Cruzeiro, independente do time que representava. E em 2012 uma grata surpresa para a torcida: ele seria um de nós. Há um bom tempo, Borges é um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro. Seu currículo, cheio de gols e conquistas importantes, comprovam isso, e no Cruzeiro não está sendo diferente. Gols importantes, presença de área, ótima finalização. Os olhos de Borges brilham, ele tem fome de gol. Quando chorou no jogo contra o Criciúma, nos fez gritar mais forte, acreditar ainda mais na força do time. Não é um que está ali por acaso, ele ama o que faz, quer ganhar, acredita no seu trabalho e deu muitas alegrias ao torcedor. Borges tem um perfil diferente dos outros titulares do Cruzeiro, pois não tem a mesma técnica dos companheiros. Porém, não há ninguém no elenco com a mesma capacidade de Humberlito para empurrar a bola para as redes. Já com a idade avançada, em 2014 deve jogar menos, mas que mantenha a vontade.

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Ainda sei jogar muita bola!

Após uma temporada apagada no Internacional em 2012, Dagoberto chegou com a desconfiança peculiar dos Cruzeirenses. Comentaristas esportivos apontavam o atleta como “velho” e “em fim de carreira” – apesar de ter apenas 29 anos. Mesmo assim a diretoria realizou um antigo sonho do torcedor e contratou o atleta junto ao time gaúcho desembolsando uma grande soma de dinheiro. A aposta era de alto risco, mas Dagol, o Michel Teló celeste chegou chegando e já no primeiro clássico, em sua estréia, na reinauguração do Mineirão deixou sua marca. Era tudo que ele precisava para distorcer o nariz dos mais céticos torcedores. Rápido e habilidoso, Dagoberto infernizou as defesas adversárias e reeditando a dupla com Borges foi um dos jogadores mais constantes e eficientes do ataque. Sempre com jogadas agudas, bons lançamentos, passes precisos e dribles desconcertantes foi um dos principais nomes do ataque e se não fosse a contusão que sofreu durante o Brasileirão teria feito muito mais durante o ano. Com experiência de sobra será uma arma fundamental para a conquista do Tri da Libertadores e para a campanha do Cruzeiro durante todo o ano.

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

O argentino bom de bola

O Cruzeiro tem uma grande tradição de jogadores argentinos que se destacam e Martinuccio é um deles. Grande destaque do Peñarol na Libertadores em 2011 foi contratado pelo Fluminense e desde então vem sofrendo com uma série de contusões que constantemente o afastam das partidas. Mesmo assim, desde que chegou ao Cruzeiro, sempre que acionado mostra que é um ótimo jogador. Sempre aberto pelas pontas, Martinuccio é um segundo atacante muito agudo e com bom poder de definição. Mas é necessário que o Departamento Médico celeste dê um jeito nos problemas físicos do jogador que, em dois anos de Cruzeiro jogou apenas 21 partidas. Nós ficaremos na torcida por este atleta que tem muita identificação com a torcida na esperança por sua pronta recuperação para que ele possa colocar seu bom futebol a serviço do Cruzeiro e quem sabe reeditar as boas atuações da Libertadores 2011. Força Martinuccio.

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

A esperança em forma de gol

Antes de chegar ao profissional, Vinícius já carregava nas costas a fama de artilheiro. Uma esperança de que, após muito tempo, o Cruzeiro lançaria ao futebol um craque com a camisa 9. Vinícius ainda não é um craque. Erra gols bobos e foram apenas nove no ano. Entretanto, já demonstrou ser plenamente capaz de ser o dono do ataque celeste nos próximos anos. A inteligência e a movimentação chamam atenção, e o “Diário AS”, da Espanha, chegou até a chamá-lo de herdeiro de Neymar. É um exagero, como também uma prova do quanto Vinícius é promissor. Já chegaram propostas do Napoli (ITA), Shakhtar Donetsk (UCR) e Porto (POR) e todas, felizmente, foram rejeitadas pela diretoria. Que Vinícius nos surpreenda ainda mais em 2014!

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Bigode grosso, jogo fino!

Entre as inúmeras surpresas do ano, talvez uma das maiores tenha sido o talento de Willian. Que jogador! Corre, dribla, marca, faz gol, abre espaço e dá assistência. Enfim, ele não para. Chegou meio desacreditado da Ucrânia por empréstimo do Metalist, após negociação do Diego Souza, e deu conta do recado. Deixamos a lentidão do Diego no Leste Europeu, e ficamos com a velocidade intensa do Bigode grosso que conquistou a torcida e criou moda. Mais um negócio da raposa esperta para ficar na história. Em 2014, continue respeitando o moço!

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

O mais odiado entre os amados

Não é fácil falar de Luan, um cara que joga tão feio, às vezes, e que conseguiu fazer três gols no São Paulo usando a camisa do Cruzeiro – o que é o mais difícil de tudo. Ele fez o que ninguém do time foi capaz nos últimos anos: aniquilar o tricolor paulista no Brasileiro. Só que a torcida do Cruzeiro é exigente, gosta de jogadores que sabem tocar a bola, driblar e que tenham habilidade. A lua de mel com o torcedor não durou muito, e se falta paciência para o Borges, o que dizer então para o Luan. Ao mesmo tempo, sabemos que é importante ter um jogador como ele no grupo, pois é um atacante que desempenha função tática de segundo atacante com muita qualidade, além de ter muita força. Luan tem um bom perfil para a Libertadores, e que, em 2014 nos ajude a conquistar mais um tri-campeonato.

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes

A volta do filho pródigo

Marcelo Moreno foi contratado visando a Libertadores, ótimo reforço. Conhece a competição, sabe jogar na altitude, já é experiente, tanto que foi artilheiro da competição pelo próprio Cruzeiro. Atacante chega como reserva, assim como todos os outros contratados e reservas de 2013. Time está montado e Borges é titular nele, já tem a confiança do treinador. Porém, com as constantes contusões, briga vai ser boa pela posição. Quem ganhar com isso é o clube.

 

Especial Elenco Celeste 2014: Goleiros

 

Especial Elenco Celeste 2014: Zagueiros

 

Especial Elenco Celeste 2014: Laterais

 

Especial Elenco Celeste 2014: Volantes

 

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores