Especial Cruzeiro na Copa – Maicon: O pulmão canarinho também é celeste


Salve nação celeste! Véspera do segundo duelo do Brasil na Copa, o GDG segue homenageando os jogadores da seleção brasileira que já vestiram a camisa celeste.

O prestigiado desta vez será o lateral-direito Maicon. Titular da posição e considerado um dos melhores jogadores do planeta, Maicon foi peça fundamental na vitória sobre a Coreia do Norte na estreia marcando o primeiro gol do Brasil. Hoje, no entanto, lembraremos dos momentos de Maicon com a camisa celeste.

Especial Cruzeiro na Copa - Maicon: O pulmão canarinho também é celesteMaicon Douglas Sisenando

Posição: Lateral-direito.

Número na seleção: 2.

Cidade: Novo Hamburgo (RS)

Nascimento: 26/07/1981

Carreira no Cruzeiro: 2001-2004

Jogos: 82

Gols: 2.

Títulos com a camisa celeste: Copa Sul-Minas (2001-2002), Supercampeonato Mineiro (2002), Campeonato Mineiro (2003-2004), Copa do Brasil (2003) e Campeonato Brasileiro (2003)

O gaúcho Maicon embora seja hoje considerado uma unanimidade demorou a se firmar no futebol profissional. Dispensado pelo Grêmio quando jovem, só pode seguir na carreira graças a oportunidade dada pelo Criciúma (SC) que o abrigou em suas categorias de base.

Maicon conseguiu se destacar na equipe catarinense e em 2001 foi contratado pelo Cruzeiro. Os primeiros anos de Maicon no clube não foram dos mais fáceis. O lateral não conseguia se firmar como titular na posição e era bastante questionado pela torcida, principalmente pelas falhas de cobertura tão comuns na carreira de laterais inexperientes.

A situação de Maicon no clube parecia piorar quando o técnico Vanderley Luxemburgo trouxe o experiente Maurinho para a lateral-direita em 2003. Maurinho foi um dos principais destaques da campanha da Tríplice Coroa, mas Maicon mostrava disposição de brigar pela vaga de titular. O problema é que a performance fantástica do titular não abria espaço para Maicon na equipe.

A situação mudou em 2004. Maicon foi convocado para a seleção brasileira pré-olímpica e foi um dos principais destaques na fracassada busca por uma vaga nos jogos de Atenas marcando o gol mais bonito da sua carreira na partida contra o Paraguai.

Maicon retornou ao Cruzeiro e assumiu de vez a camisa de titular durante o primeiro semestre de 2004. Suas boas atuações, somadas ao destaque no pré-olímpico, abriram rapidamente as portas do futebol europeu e após a conquista do Campeonato Mineiro de 2004, o lateral migrou para o Mônaco onde iniciaria sua trajetória vitoriosa no futebol europeu que o levaria até o posto de dono da camisa 2 da seleção brasileira.