Cruzeiro é eliminado pelo América e Deivid é demitido – 25/04/2016 – #RádioGDG

Nesta edição do Guerreiros em Debate tivemos a participação do professor, cantor e colunista do Cruzeiro no Jornal Super Notícia, Hugão Lopes. Analisamos a eliminação do Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro, diante do América MG, e os erros cometidos pela diretoria no planejamento da temporada, que culminaram em duas eliminações precoce e na demissão

Continue Reading →

Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Atacantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Cruel e democrático. O ataque do Cruzeiro em 2013 não perdoou ninguém, ninguém mesmo. Sobrou para todo mundo. Quem tentou encarar o Cruzeiro de igual para igual sofreu nas mãos dos avantes celestes. 142 gols em 63 jogos alcançando média de 2,25 gols/jogo. 87 deles foram marcados pelo ataque que teve Borges como artilheiro com 19 gols no ano. O poderio ofensivo celeste foi fruto do bom entrosamento dos jogadores, mas também das características individuais dos atacantes que acabavam criando jogadas individuais ou abrindo espaço para os meias ou jogadores de defesa no jogo aéreo. Com a eminente chegada de Marcelo Moreno e a saída de Anselmo Ramon o ataque tende a ficar mais encorpado e com ainda mais opções. Luan foi mantido como um trunfo para derrubar as retrancas com seu “futebol tanque” e ainda temos o retorno de Martinuccio. Willian com contrato de empréstimo vencendo no meio do ano é um dos nomes que se destacaram em 2013.

Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Meias e Armadores - www.guerreirodosgramados.com.br

A armação celeste foi uma arma letal em 2013. Prova disso é a quantidade de jogadas armadas e o alto índice de aproveitamento celeste em todas as competições. Durante o brasileirão, o Cruzeiro foi o clube que precisou criar menos jogadas para cada gol finalizado, mas, isso não quer dizer que o clube criou pouco e aproveitou muito, nada disso, o time celeste criou muito e acertou mais ainda. 77 gols no Brasileirão, muitos deles frutos da genialidade de Everton Ribeiro, da persistência de Ricardo Goulart, da experiência de Júlio Batista e por aí vai. Mas, o grande trunfo celeste foi na verdade o jogo coletivo. O toque de bola rápido e objetivo foi a marca do time e é com certeza uma das armas para um 2014 ainda mais vencedor.

Especial Elenco Celeste 2014: Volantes

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Volantes - www.guerreirodosgramados.com.br

Todo time bom tem que ter uma boa proteção para a defesa, melhor ainda se os volantes souberem sair jogando. Com esta receita, o Cruzeiro montou um conjunto de volantes que caiu como uma luva ao esquema de Marcelo Oliveira e às tradições celestes. O mordedor de canelas Nilton e o incansável Lucas Silva agarraram suas posições com unhas e dentes e sobrou para os adversários que sofreram nas mãos, ou melhor, nos pés da primeira linha defensiva celeste. Além disso ótimas opções estão no banco: A experiência fica por Tinga, a vontade de superação com Henrique e a opção de variação tática e bola parada com Souza. Como novidade, temos Rodrigo Souza que chega para mostrar trabalho. Uma das apostas deve ser Eurico, outro garoto da base com talento de sobra.

Especial Elenco Celeste 2014: Laterais

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Laterais - www.guerreirodosgramados.com.br

As laterais celestes foram um dos pilares do time campeão. Bons nomes titulares e outras no mesmo ritmo como opção. A alternância maior foi na lateral direita quando Ceará e Mayke travaram uma ótima batalha pela titularidade, já na esquerda, Egídio começou como reserva mas após a primeira partida da final do Mineiro assumiu o posto de Everton e não largou mais o osso, o lateral esquerdo tem umas das melhores estatísticas de aproveitamento do time e mesmo assim é constantemente cobrado pela torcida. 

Especial Elenco Celeste 2014: Zagueiros

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Goleiros - www.guerreirodosgramados.com.br

A “mítica” contratação de Dedé foi uma cartada de mestre de Alexandre Mattos. O Cruzeiro já tinha uma defesa muito sólida no início do ano, Paulão e Bruno Rodrigo e depois Léo e Bruno Rodrigo se entrosaram bem, porém foi com a chegada do “Mito” que o Cruzeiro passou a ter a zaga mais sólida do país. Dedé e Bruno Rodrigo formam uma zaga alta, mortal no jogo aéreo ofensivo e quase intransponível no defensivo. Além disso são jogadores disciplinados e que poucas vezes desfalcaram o time por suspensões. A manutenção desta dupla e a chegada de Vilson só fortalecem o conjunto defensivo para 2014 e tem tudo para manter o Cruzeiro com a defesa mais sólida do futebol brasileiro.

Especial Elenco Celeste 2014: Goleiros

elenco-cruzeiro-2014Especial Elenco Celeste 2014: Goleiros - www.guerreirodosgramados.com.brA defesa celeste foi uma das mais seguras em 2013 e muito disso se deve às atuações milagrosas de Fábio. O goleiro esteve em um de seus melhores anos desde que retornou à Toca da Raposa e foi um dos líderes da equipe Campeã Brasileira. Além disso jovens talentos fazem sombra ao titular que raramente dá oportunidade aos concorrentes.

Especial Elenco Celeste 2014

elenco-cruzeiro-2014
elenco-cruzeiro-2014

Salve, salve China Azul!

No final de 2012, o Guerreiro dos Gramados fez uma matéria que abordava em cinco partes o que esperar do grupo para 2013. Após a catastrófica campanha de 2011 e a deprimente campanha de 2012, o time celeste precisava reagir e com a chegada de Marcelo Oliveira e as contratações mitológicas de Alexandre Mattos, o Cruzeiro conseguiu superar a desconfiança inicial e fazer um 2013 histórico e memorável.