Curiosidades dos últimos jogos pela disputa dos títulos de 2014

Salve China Azul. Fiz uma análise com os jogos que faltam para os clubes que disputam o(s) título(s) e encontrei algumas curiosidades bacanas.

1) São Paulo pode fazer 12, 14 ou 16 jogos. Cruzeiro, Atlético-MG, Santos e Flamengo 12 ou 14. Inter só faz mais 10.

2) O primeiro jogo da final da Copa do Brasil será influenciado por convocação da seleção. Em outros anos, a CBF não chamou jogador de time finalista. Quem tiver convocados, não terá os jogadores também na 34ª e 35ª rodada.

2) Inter pode ter os reservas do Santos pela frente entre as semis da Copa do Brasil (32ª rodada).

Cruzeiro encara o Santos logo depois do 1º jogo da final da Copa do Brasil. Um terá uma semana de preparação para este jogo. Outro, três dias. O Cruzeiro chegando a final, deve jogar contra os titulares deles. Se o Santos chegar a final, provável que eles coloquem reservas. Lembrando que quem tiver fora da Copa do Brasil, deve ter jogador na seleção (34ª rodada).

A 36ª rodada será muito influenciada pelos mata-matas, já que o 2º jogo da final da Copa do Brasil e o 2º jogo da semifinal da Sul-Americana acontecem 3 dias depois. Se o Atlético-MG tiver na final, deve colocar reservas contra o Inter (2º jogo que eles pegariam reservas). Santos e São Paulo se enfrentam nesta rodada. Se Cruzeiro eliminar Santos, eles vão para cima do Tricolor, que talvez atue com reservas. Se eles tiverem na final, quem deve poupar jogadores são eles. A postura do São Paulo, por sua vez, pode depender de eles estarem brigando pelo título ainda ou não.

Após o fim da Copa do Brasil, restarão 2 rodadas do Brasileirão. Nestas, não haverá nenhum encontro entre os clubes que brigam por título, mas entre a 37ª e a 38ª rodada, o São Paulo pode ter que jogar o primeiro jogo da final da Sul-Americana, tendo menos tempo de descanso. Além disso, a volta da final é três dias depois da última rodada.

Conclusões

1) As semis da Copa do Brasil influenciarão muito o Brasileiro. O Cruzeiro passando, enfrenta os titulares deles no Brasileirão. O Inter dificilmente encarará o Santos titular, já que o confronto ocorre entre as semifinais.

O Flamengo indo para a final não interfere. No entanto, se o Atlético-MG passar, deve colocar reservas contra o Inter. Se a final da Copa do Brasil for Santos X Atlético-MG, é provável que o Inter encare os reservas dos dois. Se tiver o Flamengo, enfrentariam apenas os reservas do Santos.

2) O Inter tem uma tabela mais difícil que a do São Paulo, mas o Tricolor terá um calendário muito mais apertado, além de só enfrentar o Santos vivendo o mesmo drama. Isso se o Santos for para a final da Copa do Brasil.

3) Eliminar o Santos da Copa do Brasil teria 2 consequências. Apertaria nosso calendário, mas colocaria o Santos titular no caminho do São Paulo e no nosso no Brasileirão.

4) Se eventualmente o Cruzeiro  for eliminado da Copa do Brasil na semi, teremos 1 semana de preparação para a 33ª (Santos – F) e 37ª (Chapecoense – F), além da 38ª (Fluminense – C) que teremos uma semana de qualquer jeito.

5) Ir para a final da Copa do Brasil pode ser a condição para que Dunga libere Goulart e Ribeiro para a final, mas também para os dois jogos mais difíceis (do Brasileirão) fora (Santos e Grêmio). Além disso, é provável que ao menos Robinho seja convocado e enfraqueça o Santos. O desgaste físico seria compensando com reforço técnico.

6) O Santos será o mais testado dos clubes. Pega os três primeiros do Brasileiro e o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil (talvez a final) em um intervalo de um mês.

Vamos que vamos Cruzeiro.

Por: João Henrique Castro