CRUZEIRO x SANTOS – CRUZEIRO x LUXEMBURGO: Dupla reação!


Nesse domingo, o Cruzeiro enfrenta o Santos de Vanderlei Luxemburgo, pela 19º rodada do Campeonato Brasileiro 2009.Vanderlei Luxemburgo teve uma passagem brilhante pelo Cruzeiro. Depois de reestruturar o time em 2002, o treinador levou o time celeste a uma das maiores conquistas de sua história.

Em 2003, o Cruzeiro conquistou a Tríplice Coroa. Sobre o comando de Luxemburgo, o time de 2003 entrou para a história e permanece vivo na memória de toda a China Azul.

Cruzeiro x SantosO ano de 2003 a parte, desde que saiu do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo tem sido uma pedra no sapato do Time da Toca. Em 02 de Abril de 2004, ocorreu o primeiro confronto entre Cruzeiro e Luxemburgo. Nessa época, Vanderlei era técnico do Santos e o jogo do primeiro turno do Brasileirão (na Vila Belmiro) marcou a única vitória do Cruzeiro sobre um time comandado por Luxemburgo (após 2003). O time celeste venceu por 3 a 1, e empatou no returno (4 a 4), no Mineirão. Esse empate desencadeou o início do Confronto. No total, foram dois empates, cinco derrotas e apenas uma vitória.

Em 2006, Luxa estava novamente no comando do time santista. Vitória do Santos na Vila (2 a 0) e novo empate no Mineirão (1 a 1). Em 2007, a situação piorou, foram duas derrotas: 4 a 1 na Vila e 1 a 0 no Mineirão. Detalhe, esse segundo jogo de 2007 foi aquele em que o Cruzeiro levou gol em uma cobrança de falta que ocorreu após o término do tempo de acréscimo, na etapa complementar. No ano seguinte, Luxa estava no Palmeiras e também venceu o Cruzeiro no turno e no returno no Campeonato Brasileiro. (5 a 2 no Parque Antártica e 1 a 0 no Mineirão).

Esse ano, Luxemburgo esta, mais uma vez, no comando do Santos, adversário do Cruzeiro na rodada desse fim de semana. Já que a proposta do time celeste é continuar a reação nesse Brasileirão, proponho uma reação com objetivo duplo: ganhar os três pontos e começar a reverter esse placar negativo entre Cruzeiro x Luxemburgo.

Além de tudo isso, Cruzeiro e Santos é um confronto que já escreveu sua página na história do nosso futebol. Podemos citar, dentre outras, a vitória celeste por 6 a 2 contra o Santos de Pelé, mas quero dar destaque ao revanchismo celeste de 2003. No ano anterior, o Campeonato Brasileiro ainda não acontecia no esquema de pontos corridos. O Cruzeiro havia começado muito mal, mas reagiu na competição com a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao comando celeste.

O Cruzeiro estava com um pé nas quartas de final, mas o adversário do Santos naquela fase entregou o jogo ao perder um pênalti, o que acabou por eliminar o Cruzeiro e classificar o Santos para a próxima fase (o Santos foi o Campeão Brasileiro em 2002). A revanche foi na final antecipada em 2003. A china azul estava com o time santista atravessado na garganta, graças à vaga “perdida” em 2002 e que levou o Santos à conquista do título, a torcida queria ver o Cruzeiro jogar para ganhar. E foi dito e feito. O time santista tinha Diego e Robinho no elenco, sob o comando de Leão. Vieram ao Mineirão, lotado, e perderam por 3 a 0. Gloriosa revanche celeste. O time de garotos que encantou o Brasil em 2002 foi colocado no chinelo e teve de aceitar (não sem se descontrolarem completamente) os gritos de “olé” da torcida celeste.

“Vamos Cruzeiro, buscar a reação vamos Cruzeiro! Estamos aquipara te apoiar!”

Sob um olhar dos acontecimentos do passado, o Cruzeiro tem chance de buscar a dupla reação no confronto de domingo. Vencer o Santos é fazer reviver o brilho da Conquista na memória celeste e garantir três precisos pontos para esse final de turno do Brasileirão.

Muitos torcedores celestes admiram o trabalho de Vanderlei e eu também. É inegável que a presença dele em 2002 e 2003 foi imprescindível para a conquista da Tríplice Coroa. E apesar de todas as tensões que já ocorreram entre o técnico e a diretoria celeste, não estou fazendo nenhuma apologia negativista da imagem do Luxemburgo.

Larissa Reis tem 19 anos e é estudante de Jornalismo. Apaixonada por futebol, sempre acompanha os times brasileiros, mas apenas um faz o coração pulsar mais forte: Cruzeiro Esporte Clube. Lari está no GDG para trazer uma visão peculiar dos assuntos relacionados ao Cruzeiro. Natural de Belo Horizonte, conhece o Mineirão desde criancinha. O local tornou-se tão agradável e as visitas tão freqüentes que Lari resolveu chamar de “segunda casa”.