Cruzeiro perde posições, mas segue o melhor do Brasil no ranking da IFFHS


A boa campanha do Cruzeiro na Libertadores 2009 é coisa do passado. Pelo menos, para a IFFHS, instituição responsável pela divulgação do ranking mundial de clubes de maior credibilidade no meio futebolístico e que leva em conta os resultados obtidos pelos clubes nos últimos doze meses.

No entanto, a boa campanha cruzeirense no atual Campeonato Brasileiro, bem como o da temporada passada, somadas ao desempenho na Libertadores deste ano, são suficientes para manter o Cruzeiro entre as melhores equipes do mundo e como o melhor brasileiro no ranking.

Em relação ao mês de julho, o time celeste caiu 9 posições e agora é o 28º no ranking, cuja liderança é dividida por Barcelona e Inter de Milão.

Na América do Sul, no entanto, o Cruzeiro, que era o segundo melhor clube, perdeu posições e agora é o quinto melhor do continente.

O primeiro segue sendo o Estudiantes, na 12ª colocação, mas agora o time celeste também está atrás da Universidad do Chile, atual semi-finalista da Libertadores e dona da 14ª posição, do Libertad do Paraguai, 19º colocado, e do Vélez Sarsfield da Argentina, na 22ª colocação.

A condição de melhor brasileiro do Cruzeiro, entretanto, está bastante ameaçada. O Internacional, segundo melhor colocado no ranking, está na 29ª colocação e bastante próximo de avançar para a final da Libertadores onde poderá conquistar pontos que o Cruzeiro não tem mais.

Confira os 10 primeiros do ranking, os sul-americanos à frente do Cruzeiro e os demais brasileiros.

1º Barcelona (ESP)

    Inter de Milão (ITA)

3º Bayern de Munique (ALE)

4º Werdem Bremem (ALE)

    Roma (ITA)

    Chelsea (ING)

7º Atlético de Madrid (ESP)

8º Lyon (FRA)

9º Fulham (ING)

10º Manchester United (ING)

12º Estudiantes (ARG)

14º Universidad do Chile (CHI)

19º Libertad (PAR)

22º Vélez Sarsfield (ARG)

28º Cruzeiro (BRA)

29º Internacional (BRA)

36º São Paulo (BRA)

37º Fluminense (BRA)

43º Flamengo (BRA)

45º Corinthians (BRA) 

109º Vitória (BRA)

137º Santos (BRA)

150º Botafogo (BRA)

170º Grêmio (BRA)

204º Palmeiras (BRA)

215º Goiás (BRA)

250º Atlético-MG (BRA)

263º Atlético-PR (BRA)

         Avaí (BRA)