Cruzeiro mostra evolução na defesa, mas cria pouco e só fica no empate na estreia do Brasileirão 2012


Não foi a estreia dos sonhos da torcida cruzeirense e ficou nítido que o clube tem muito a evoluir para fazer um bom papel neste Campeonato Brasileiro, mas o trabalho de Celso Roth já começou a mostrar um pouco dos seus resultados já neste domingo.

O esquema 4-5-1 não funcionou muito bem ofensivamente, especialmente pela atuação apagada de Wellington Paulista no ataque, mas os laterais ganharam mais proteção. O lado direito, por exemplo, sofreu com as inúmeras falhas de Marcos, o pior em campo no primeiro tempo, mas os zagueiros, primeiro Léo e Alex Silva e depois Victorino, que entrou no lugar de Alex, machucado, e os volantes cobriam as costas do jogador e não permitiam que o Atlético-GO fizesse mais do que arriscar de fora da área.

O congestionado meio-campo, porém, não foi suficiente para que o Cruzeiro tivesse a posse de bola, o que mostra que o trio Amaral, Charles e Éverton ainda não é o ideal. Na criação, Montillo e Souza chegaram a criar algumas boas jogadas, especialmente no fim do primeiro tempo quando a Raposa esteve perto de conseguir abrir o placar.

Com o 0 a 0 mantido no intervalo, Celso Roth decidiu trocar Marcos por Diego Renan na volta para o segundo tempo visando aumentar a estabilidade do lado direito e corrigir as falhas da lateral. A mudança, porém, pouco adiantou e o Cruzeiro seguiu sem conseguir se impôr em campo.

A solução encontrada por Roth foi apostar na mudança do esquema e a entrada de Anselmo Ramon no lugar de Éverton contribuiu para um dos melhores momentos da Raposa no jogo.

[Vídeo] Os melhores momentos de Cruzeiro 0 x 0 Atlético-GO pela 1ª rodada do Brasileirão 2012

O Cruzeiro passou a chegar e parou nas boas defesas do goleiro Roberto até que o mesmo Anselmo Ramon cometeu a imprudência de ofender o bandeira e acabou expulso aos 30 minutos encerrando qualquer tentativa de pressão cruzeirense.

Com um a menos, o Cruzeiro se retraiu e se contentou em segurar o empate. De bom, apenas o bom trabalho da defesa nesta tarefa, mas ficou a sensação de que Celso Roth terá muito trabalho para devolver o Cruzeiro a sua grandeza habitual.

Foto: VipComm