Cruzeiro festeja 88 anos sonhando com 3º título da Libertadores


Aniversariante do dia, o Cruzeiro chega aos 88 anos de história sonhando com a conquista da América. A Copa Libertadores é a principal competição da agenda celeste no início da temporada 2009. A equipe mineira busca o terceiro título do torneio continental.

Fundado pela colônia italiana de Belo Horizonte em 2 de janeiro de 1921 como Sociedade Esportiva Palestra Itália, o clube foi pressionado a mudar de nome em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, porque a denominação fazia referência a um dos inimigos do País.

Em 88 anos de vida, o Cruzeiro reúne uma galeria de títulos. A Libertadores conquistada em 1976 e 1997, a Taça Brasil de 1966 e a Tríplice Coroa, em 2003, que reúne o título Brasileiro, Mineiro e da Copa do Brasil, são suas maiores glórias. As maiores decepções foram as derrotas no Mundial Interclubes: em 1976, para o Bayern de Munique, e em 1997, para o Borussia Dortmund, ambos da Alemanha.

Recordes e façanhas não faltaram na vida do clube. Além de ser o único time brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa, o Cruzeiro, entre 1990 e 2004, manteve uma sequência de 15 anos com a conquista de pelo menos um título por ano. Ao lado do Grêmio, o Cruzeiro é o time que mais venceu a Copa do Brasil, quatro vezes.

Ao longo de quase noventa anos, vários jogadores marcaram época na história do Cruzeiro, cada um em sua época. Entre eles, estão Tostão, Nelinho, Piazza, Dirceu Lopes, Evaldo, Zé Carlos, Palhinha, Ronaldo (atualmente no Corinthians), Alex, Sorín e Fred.

O Cruzeiro orgulha-se de sua estrutura no futebol. O clube possui dois centros de treinamento, a Toca da Raposa I, voltada para as categorias de base, e a Toca da Raposa II, para atletas profissionais. O clube tem ainda uma sede administrativa e dois complexos esportivos.

Para comemorar os 88 anos de fundação, uma cerimônia religiosa será realizada na próxima segunda-feira 5, às 19h, no Salão Nobre do Barro Preto, Zona Sul da capital mineira.

Grupo quase formado

Para a temporada 2009, além de renovar o contrato do técnico Adilson Batista e renovar com o lateral-esquerdo Sorín, a diretoria cruzeirense contratou os atacantes Wellington Paulista, Soares e Alessandro e acertou verbalmente com o lateral-direito Jancarlos, do São Paulo. O clube ainda busca um zagueiro experiente.

Fonte: UOL Esportes