Cruzeiro e outros dez clubes votam pelo fim dos clássicos na última rodada do Brasileirão


Representantes de dezenove dos vinte clubes da Série A se reuniram na tarde desta segunda-feira na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e decidiram revogar a decisão de agendar os clássicos estaduais para a última rodada do Brasileirão.

Por onze votos a oito, a maioria considerou ser adequado cancelar esta medida. A decisão foi justificada pelo pedido das polícias de Rio de Janeiro e São Paulo que relataram dificuldade em realizar a segurança nas cidades com dois grandes jogos no mesmo dia e também por considerarem que todos os clássicos na mesma rodada diminuem a visibilidade de jogos que seriam mais valorizados se acontecessem em rodadas distintas.

Entre os que votaram a favor da extinção desta regra está o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares. Em entrevista ao Portal SuperFC, o diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, justificou a decisão do mandatário cinco estrelas apontando que “Existia um interesse da TV para que os clássicos não fossem disputados na última rodada. Mas o que foi fundamental para que a decisão fosse tomada foi o pedido das policias, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nessas localidades aconteciam dois clássicos no mesmo dia e horário, o que é considerado muito complicado para a segurança. Jogos que envolvem muita rivalidade, muito trânsito de torcedores rivais nas ruas, no mesmo horário. Aí, o Cruzeiro entendeu que era lógico o argumento e votou pelo fim dos clássicos no fechamento dos turnos do Brasileirão”.

Com o fim dos clássicos na última rodada, retorna também o temor de que o campeonato seja marcado por entregas nas rodadas finais. Em 2009, o Flamengo foi campeão beneficiado por partidas contra Corinthians e Grêmio nas rodadas finais, pois disputava o título com Internacional, São Paulo e Palmeiras, principais rivais dos adversários rubro-negros. Em 2010, a situação se repetiu nas últimas rodadas quando o Palmeiras escalou reservas contra Fluminense e Cruzeiro visando prejudicar o Corinthians, que disputava o título com as duas equipes. Foram justamente estes incidentes que motivaram a CBF a adotar os clássicos na última rodada a partir de 2011, decisão que agora foi abandonada.

Foto: VipCom