Cruzeiro despacha Corinthians por 1 x 0 e é líder do Brasileirão 2013


Cruzeiro despacha Corinthians por 1 x 0 e é líder do Brasileirão 2013 - Fotos: VipComm

O Cruzeiro conquistou na noite da última quarta-feira uma importante vitória diante do Corinthians por 1×0, em jogo válido pela 4ª rodada do Brasileirão. O tento Celeste foi anotado por Dagoberto, aos quarenta minutos da segunda etapa. Apesar da atuação de altos e baixos, os três pontos colocam o clube celeste na liderança do campeonato até o final da rodada.

Erros, erros e mais erros. Menos para um Fábio brilhante

As equipes começaram a partida bastante compactas, muito em parte pelas dimensões estreitas da Arena do Jacaré, o que dificuldade qualquer avanço mais agudo.

O Cruzeiro sofreria sua primeira baixa logo aos dez minutos de futebol. Sentindo uma lesão na coxa direita, o lateral Ceará foi substituído pelo jovem Mayke.
Aos treze minutos, Nilton perdeu bola boba no meio-campo e deixou Emerson adentrar a defesa celeste. O avançado corintiano entrou livre e fez ótimo passe para Alexandre Pato que bateu nas pernas do goleiro Fábio para grande defesa.

Bastante acionado, Emerson Sheik era a principal ameaça corintiana pelo lado direito. Encontrando brechas às costas de Egídio, o jogador articulava sua equipe ao ataque. Já o Cruzeiro tentava alternar os lados, mas acabava insistindo pelo meio e pecava pela falta de velocidade.

Aos dezenove o primeiro lance de perigo concreto do Cruzeiro. Em trama pela direita, Mayke cruzou para Diego Souza que dentro da área passou para Anselmo Ramon chegar finalizando. A bola tinha endereço certo mas o zagueirão Gil, ex-Cruzeiro, tirou na hora H.

O Cruzeiro ia se encontrando ofensiva, mas defensivamente apresentava problemas. O setor pouco combatia e em mais uma vacilada geral viu Alexandre Pato surgir sozinho entre a defesa e fuzilar de canhota, aos 23 minutos. A bola saiu rente a trave e bronca do goleiro Fábio.

[Vídeo] O gol e os melhores momentos de Cruzeiro 1 x 0 Corinthians pela 4ª rodada do Brasileirão 2013

Mas não surtiu efeito. Quase em sequência, Pato recebeu lindo lançamento de Fábio Santos e mais uma vez por dentro da defesa, apareceu na cara do goleiro Fábio. Em um lance de puro reflexo o capitão cruzeirense fez linda defesa para escanteio.

Em uma noite desatenta, Dedé quase entregou o ouro aos trinta e três ao furar um domínio fácil. A bola sobrou mais uma vez para Alexandre Pato que finalizou de canhota, mas em outro momento brilhante, viu Fábio fazer defesa crucial.

A primeira etapa chegou ao final sem maiores lances de emoção. A equipe celeste vacilou demais na combatividade do setor defensivo, permitindo pelo menos quatro oportunidades claras ao atacante Pato, que acabou parando na atuação sólida do goleiro Fábio. No ataque a equipe martelou, mas foi pouco incisiva diante de uma defesa equilibrada da equipe paulista. Marcelo Oliveira teria muito o que acertar no intervalo.

Segundo tempo do Cruzeiro, mas apenas no final

Sem mudanças, as equipes voltaram para a segunda etapa. O equilíbrio continuava de ambas as partes.

O que se viu nos trinta minutos do segundo tempo foi pouca emoção. As equipes iam trocando suas peças na tentativa de apresentar algo novo na partida, que permanecia em total equilíbrio. A torcida celeste acordou aos trinta e um, quando Dagoberto bateu falta rente ao travessão.

O atacante cruzeirense era a melhor opção. Aos trinta é três escapou pela esquerda do ataque e quando finalizou para marcar, Gil chegou abafando. O zagueiro corintiano fazia partida segura.

No minuto seguinte, o Cruzeiro perderia sua grande chance. Em boa jogada de Diego Souza, o meia lançou Élber pela direita. O jogador dominou na cara de Cássio e ao invés de calma preferiu afobação. Emendou um chute absurdamente forte, totalmente pra fora, quando poderia ter dado outro final à jogada na pequena área corintiana.

Mas o futebol é maravilhoso e proporciona chances de recuperação a cada lance novo. Após perder chance clara, Élber foi novamente lançado, ia escapando de Fábio Santos mas foi puxado dentro da área. Penalti. O lateral corintiano ainda seria expulso e o Cruzeiro teria a chance de inaugurar o placar.

Aos quarenta minutos, o melhor do Cruzeiro, pegou a bola e pôs na cal. Dagoberto correu e bateu seco no canto direito de Cássio. 1X0 para o Cruzeiro, explodia a China Azul!

O Corinthians sentiu o gol. Passou a errar passes tolos enquanto o Cruzeiro seguia na pressão. Restou à equipe estrelada controlar o jogo e administrar uma vitória muito suada.

A entrada de Élber deu maior movimentação ao ataque do Cruzeiro, que até então era estático com Anselmo Ramon. Com o garoto da base e Luan, a equipe celeste passou a atacar mais pelos lados, evitando assim a forte defesa paulista. E deu resultado, ponto para o técnico Marcelo Oliveira.

Com a vitória, o Cruzeiro sobe para a liderança momentanemente. A vitória valeu muito, uma vez que vencer o Corinthians era vital para essa arrancada inicial. Os três pontos vieram de forma suada, mas por merecimento. Contudo, a exibição não foi brilhante, muitos erros defensivos ainda pairam e o trio ofensivo precisa depender menos de Dagoberto e mais de todos os nomes.

O Cruzeiro volta a jogar na Arena do Jacaré nesse sábado, dia 08, enfrentando o Internacional em outra pedreira.