Cruzeiro completa sete anos da conquista da Tríplice Coroa


Há sete anos atrás, a torcida cruzeirense lotava as ruas de Belo Horizonte, comemorando o título de campeão brasileiro de futebol. O clube alcançava a Tríplice Coroa, feito jamais alcançado por outro adversário , já que havia conquistado o Campeonato Estadual, e a Copa do Brasil sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Naquele dia 30 de novembro, com um Mineirão completamente tomado – mais de 73 mil pagantes – a China Azul viu o time bater o Paysandu por 2 a 1, com gols do experiente meia Zinho, aos 7 minutos, e o atacante Mota, aos 29 do primeiro tempo, dando ao Cruzeiro, o primeiro título de Campeão Brasileiro, troféu que faltava na vitoriosa galeria do time do Barro Preto.

Os números do Cruzeiro no ano de 2003 foram incríveis. A Raposa disputou 46 partidas pelo Brasileirão, vencendo 31 jogos, empatando sete vezes e perdendo apenas oito jogos. A pontuação também foi recorde, 100 pontos, além de o ataque ter fuzilado as metas adversárias por 102 vezes. O grande nome da conquista celeste foi, sem dúvida, o meia Alex, “O Talento Azul”. Com 24 gols no Campeonato, o jogador liderou com maestria o meio de campo da Raposa, servindo sempre com eficiência seus companheiros Mota e Aristizábal. A dupla balançou as redes por 36 oportunidades.

O vitorioso técnico, Vanderlei Luxemburgo, escrevia seu nome nas páginas da história cruzeirense e despontava para se tornar o treinador com o maior número de títulos brasileiros. Era o quarto de sua carreira, tendo sido bicampeão com o Palmeiras em 1993 e 1994, e campeão com o Corinthians em 1998.

Fonte: SuperFC