Cruzeiro, 98 e Guerreiro dos Gramados, 10


Salve, China Azul! Para o cruzeirense, o ano começa de fato no dia 02 de janeiro. Para nós do Guerreiro dos Gramados, no entanto, a comemoração tem um sabor ainda mais especial. Além dos 98 anos do Cruzeiro Esporte Clube, em 2019 o projeto GDG completa 10 anos de existência.

Após mais um fechamento de ciclo, é preciso olhar para trás com gratidão. Sim, visitemos o nosso passado e sejamos gratos por cada momento. Pelo começo, onde ainda Palestra Itália trouxemos o povo para um esporte que só era praticado pelas elites brasileiras. Pela transição de Palestra a Cruzeiro, que fortaleceu o envolvimento do clube com os não-descendentes de italianos. Pelos momentos difíceis dos anos 40 e 50, pois foram eles que fizeram com que o clube começasse um projeto estrutural de base responsável pelo crescimento do clube. Pelas conquistas inéditas e históricas para Minas Gerais nos anos 60 e 70. Por mais um período difícil nos anos 80, que também trouxe uma reestruturação para a vitoriosa década de 90. Pelo maior time de futebol que muitos pudemos acompanhar presencialmente, o mágico esquadrão de 2003. E, mais recentemente, pelos Bicampeonatos Brasileiro e da Copa do Brasil.

Tão importante quanto este exercício com o passado, também é momento de olharmos ao futuro. Não é momento de crise, mas o sinal amarelo precisa ser ligado. Com o futebol cada vez mais intimamente ligado ao poder financeiro, o Cruzeiro precisa encontrar soluções criativas para continuar competindo de igual pra igual com os outros grandes do país. Uma dose a mais de responsabilidade e prudência na gestão do clube não fazem mal a ninguém.

Acima de tudo, mais do que amar sua história e seus títulos, o torcedor celeste ama o Cruzeiro. O sentimento de ver a camisa azul-estrelada dentro de campo é algo completamente indescritível, que nem a alegria pela vitória ou a tristeza pela derrota conseguem suplantar. E se o clube atingiu o patamar que tem hoje, com certeza, uma dose da responsabilidade vem deste verdadeiro sentimento.

Assim como você, torcedor, o Guerreiro dos Gramados também se sente parte desta história. Desde 2009, o nosso intuito é de dar voz à maior torcida de Minas Gerais. E assim como aconteceu ao longo desses 98 anos de Cruzeiro, nós também passamos por diversos momentos, dos mais gloriosos aos mais difíceis. Neste ano que se inicia, o objetivo é nos transformar, nos reinventar. E nada melhor que um aniversário para iniciarmos todo este processo, não é mesmo? Sempre olhando para o passado com gratidão e para o futuro com fé.

Vida longa ao Cruzeiro Esporte Clube! Vida longa ao Guerreiro dos Gramados!

Por: Pedro Paraíso