Diretória do Cruzeiro

Cruzeirense, você está sendo manipulado!

A diretoria do Cruzeiro Esporte Clube adotou uma nova postura em relação às negociações: o clube decidiu não mais comentar as especulações em que está envolvido e só se manifestará sobre esse assunto quando já tiver contratado algum atleta. Diante dessa nova postura da diretoria celeste, uma forte onda de especulações tem tentado tumultuar os bastidores do Cruzeiro.

A maior parte dessas especulações está sendo criada pela velha e conhecida imprensa de Minas Gerais. Uma leitura um pouco mais crítica permite que o torcedor não caia nessas notícias inventadas para prejudicar o clube. Convido o leitor para fazer uma breve análise desta notícia veiculada durante a semana pelo Globo Esporte, um veículo esportivo renomado, mas que já falhou muitas vezes (já venderam o goleiro Fábio uma vez, você se lembra?):

Cruzeirense, você está sendo manipulado!- Reprodução GloboEsporte.com

Reprodução GloboEsporte.com

Primeiro, o título: “Cruzeiro tem interesse em jogador que estaria na mira do Barcelona”. Bom, se está na mira do Barcelona, já podemos descartar (risos).  Em seguida, no primeiro parágrafo:

“Melhor jogador da última edição da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, o meia italiano Giovinco, que atualmente está no Toronto FC, recebeu uma proposta de um grupo de empresários mineiros, que tem ligação com o futebol italiano, para defender a Raposa em 2016”

Pergunto: qual grupo de empresários? E mais: grupo de empresários mineiros que tem ligação com o futebol italiano? Conta outra!

Mas o pior ainda está por vir. No segundo parágrafo, o autor da matéria afirma que “para contar com o destaque da Liga Norte-Americana, o grupo de empresários bancaria todo o custo de Giovinco no Brasil, desde os salários até o custo de vida do italiano na capital mineira”.

Vocês repararam o quão absurda é essa informação? Um grupo de empresários mineiros ligado ao futebol italiano (oi?) e que está disposto a colocar o jogador no Cruzeiro (sendo que ele está estourando num local onde o mercado está cada vez mais aquecido) e ainda pagar seus salários e o custo de vida do atleta em Belo Horizonte. Pergunto: a troco de quê?

E pergunto mais: de onde surgiu esse nome? Quem da cúpula cruzeirense foi atrás de Giovinco? E, pensando na saúde financeira pela qual o clube sempre prezou, agora ainda mais intensa por causa do Profut e do atual momento econômico do país, como o clube arcaria com as despesas deste atleta? Cá pra nós? Uma grande piada! Uma notícia plantada. E plantada para manipular você, torcedor cruzeirense.

Funciona assim: alguém inventa uma especulação, o torcedor se ilude, a diretoria nega, a torcida mete o pau na diretoria e a crise é instalada. Deixar você insatisfeito com algo que a diretoria não prometeu, é isso que a imprensa deseja fazer.

Cabe ao torcedor cruzeirense começar a fazer uma leitura mais crítica das coisas. Primeiro, deve-se procurar saber quem é o autor de determinada matéria. Depois, ler a notícia de forma minuciosa, procurando questioná-la. De onde saiu esse nome? O autor da notícia cita o nome de alguma pessoa do Cruzeiro? O clube confirmou a informação?

É um desrespeito com o Cruzeiro Esporte Clube o que a imprensa mineira anda fazendo. Só neste mês já foram especulados nove nomes: Clayton, Pisano, Maxi Rodríguez, Miño, Mancuello, Giovinco, Douglas Coutinho, Renê e Aloísio. Desses, apenas Douglas Coutinho é realmente alvo do Cruzeiro, conforme confirmado pela própria diretoria celeste. O resto é pura invenção. O SuperesportesMG chegou a publicar que o argentino Maxi Rodríguez recusou uma “proposta milionária” do Cruzeiro  e que o jogador não aceitou a proposta (alguns jornalistas disseram que ele sequer quis ouvir a proposta celeste). Tudo isso pra desmoralizar o Cruzeiro e para manipular o torcedor. Uma verdadeira falta de respeito com o clube, que teve de soltar uma nota de esclarecimento sobre tais notícias caluniosas.

Abre o olho, torcedor! Estão querendo manipular você.

Por: Pedro Henrique Campos