Corrida contra o tempo, e contra os erros


Salve Nação!

Em um jogo morno e ruim, o Cruzeiro foi derrotado pelo Internacional e se despediu oficialmente da temporada 2015. Outro que também oficializou seu adeus, foi o treinador Mano Menezes que segue para a China deixando o Cruzeiro novamente, à deriva e abortando todo o projeto feito em setembro, no ato de sua contratação. Dos males o menor, o caixa foi alimentado com a multa contratual de treinador.

A corrida contra o tempo para anunciar um novo treinador já começou. É de extrema importância que o nome seja anunciado e inicie os trabalhos o mais rápido possível. Todos sabemos que a atual diretoria já implantou sua ideologia e filosofia de trabalho dentro da Toca da Raposa e a escolha do novo treinador também passa por isso.

O mercado hoje, não nos oferece tantas opções assim. Talvez o mais preparado, é Cuca, mas principalmente por sua alta pedida (cerca de 10 milhões por ano) e por sua atitude em 2011 quando largou o barco a ver navios após a eliminação na Libertadores, não é bem aceito pela torcida e nem por parte da diretoria. Levir Culpi, Guto Ferreira, Abel Braga, Adilson Batista dentre outros, formam um grupo seleto de nomes que também não agradariam e estariam em rota contrária ao discurso pregado por Bruno Vicintim, Sérgio Rodrigues e Thiago Scuro.

O nome ventilado da vez, é Seedorf. Thiago Scuro esteve em Milão para conversar com o holandês. As altas cifras parecem emperrar o negócio que não é bem visto por grande parte da torcida. Seedorf hoje, está no mesmo patamar de Deivid. Ex-jogador e em início de carreira como técnico. Penso que é arriscado demais a possível vinda do holandês. Acredito que assim como Deivid ainda não tem bagagem para assumir um clube em reestruturação como o Cruzeiro. Se tivesse o poder de escolher entre os dois, optaria por efetivar Deivid. É querido por todo o elenco, acompanha o clube desde a passagem de Luxemburgo e foi um braço direito durante a passagem de Mano Menezes. O avaliar apenas pelo jogo contra a Ponte Preta, é muito pouco. Penso que ali houve o que não ocorria antes na Toca, treino e motivação.

Diante do atual cenário, vejo com bons olhos a efetivação. Apesar da pouca experiência, parece ser o mais próximo do que deseja a diretoria e já está em plena sintonia com o planejamento para 2016. Precisa se especializar muito ainda, mas é um ex-jogador e conhece muito do meio. Caso aconteça a efetivação, que o Cruzeiro trabalhe com uma comissão competente para estar ao lado de Deivid durante a temporada. Muitos citam Pep Guardiola como exemplo, mas aqui, no Brasil, Roger Machado é um bom exemplo que a efetivação de Deivid pode dar certo. Ambos seguiram o mesmo caminho como auxiliar. Roger ainda teve a oportunidade de treinar o Juventude, mas a passagem durou apenas 5 meses e ele retornou a Grêmio já como treinador.

Independentemente de quem assuma o comando, o Cruzeiro hoje tem uma boa base de trabalho dentro e fora de campo. É como se diz, a casa está arrumada. Com trabalho, motivação e algumas contratações pontuais, 2016 pode sim fluir muito bem!

Por: Simon Nascimento