Copa Sul Minas x Campeonato Mineiro


Ao longo da semana, a polêmica da vez foi a data marcada para o jogo de volta da semifinal do campeonato mineiro entre Cruzeiro e atlético de minas que acontecerá neste domingo em nossa casa. Pela Libertadores, o Cruzeiro jogará na próxima terça feira (21) contra o Universitário Sucre às 20:30hs no Mineirão. Com isso, o Cruzeiro jogaria, pela segunda semana seguida, dois jogos decisivos em apenas três dias. O descontentamento da diretoria e principalmente dos torcedores celestes com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e com a emissora de televisão detentora dos direitos de transmissão do campeonato, proporcionaram alguns debates nas redes sociais: a volta da extinta Copa Sul Minas.

A Copa Sul Minas, no qual o Cruzeiro é bicampeão, é um torneio que agrega os maiores times dos estados do RS, PR, SC e MG. Como todos já sabemos, os campeonatos estaduais gaúcho, paranaense e mineiro são de baixíssimas qualidades técnicas. Uma Copa Sul Minas com Cruzeiro, Internacional e Grêmio, por exemplo, agregaria muito. O torneio ainda ficaria mais interessante devido à força do estado de Santa Catarina, que este ano contará com quatro de suas equipes no Campeonato Brasileiro da Série A.

O Campeonato Mineiro proporciona aos torcedores jogos nada atrativos aos torcedores. Com todo respeito a estas equipes, mas jogar contra Mamoré, Caldense, URT entre outros em uma quarta feira às dez horas da noite é pedir para os estádios ficarem vazios. Quando o jogo é no interior, os jogadores devem se contentar em jogar em estádios pacatos com um gamado adequado a abrigar uma bela boiada.

Na Copa Sul Minas, as equipes iriam se preparar melhor para a temporada. Teríamos jogos que valeriam mais a pena o torcedor pagar o ingresso e os estádios teriam média de público melhores que atualmente. Com a união de grandes equipes em um único torneio, as premiações em dinheiro aos primeiros colocados poderiam ser maiores que os proporcionados hoje pelos campeonatos estaduais. A emissora que transmitiria os jogos pagaria melhor aos clubes pelos direitos de transmissão. Comparando um campeonato desses com um estadual, o único ponto negativo que consigo ver é a grande quantidade de longas viagens que as equipes teriam ao longo do torneio. Haveria várias viagens para outros estados, o que poderia causar certos desgastes musculares.

O presidente do Coritiba já demonstrou interesse em voltar com a competição e ficaria faltando os clubes se unirem. O Cruzeiro teve a prova que precisava para avaliar se seria realmente compensatório continuar jogando o campeonato mineiro. Acredito que a maioria dos cruzeirenses gostariam da volta da extinta competição.

 

Por: Victor Corrêa