Copa do Brasil x Campeonato Brasileiro: Priorizar, ou não?


Salve Nação Azul! Sorteado os confrontos para as oitavas de final da Copa do Brasil 2015, temos pela frente um antigo e bom adversário, o Palmeiras, time que em 1996 perdeu o título da competição para o Cruzeiro que se sagrava bicampeão da competição, em pleno Parque Antártica.

Voltando ao cenário atual, o Palmeiras hoje é um time em crescente evolução desde a chegada de Marcelo Oliveira. Além de ser um dos candidatos ao título do Brasileirão, o futebol que o time vem apresentando o credencia ainda, como um dos favoritos ao título da Copa do Brasil. Pelos lados do Cruzeiro, segue a mesma desorganização tática, sem time titular definido, sem esquema de jogo, e com Luxemburgo a cada semana realizando novas mudanças na equipe titular. No Campeonato Brasileiro, a briga é para permanecer na série A, enquanto na Copa do Brasil, nossa tradição se mantém acesa e viva.

Sabendo do risco real de rebaixamento no Brasileirão 2015, optar em focar apenas na Copa do Brasil, é uma decisão equivocada. Diferente de 2014 quando chegamos á decisão da Copa da Brasil com o Tetra Campeonato garantido, este ano o futuro no Brasileirão preocupa e muito. O primeiro turno do Brasileirão encaminha-se para o final, e não atingimos nem 20 pontos na competição até o momento, além de estarmos a apenas 4 pontos da zona de rebaixamento. É de conhecimento de todos, que competições mata-mata, se configuram diferentemente das competições de pontos corridos. No mata-mata, na maioria das vezes o melhor time pode se perder pelo caminho, e a sorte pode ser um aliado imprescindível, desde que haja competência. Exemplos claros são Santo André (2004), e Paulista de Jundiaí (2005).

Ao meu ver, não estamos em condição de priorizar apenas uma competição. Caso ainda exista na cabeça do grupo, do treinador, e da diretoria a pretensão de salvar o ano, a Copa do Brasil é o único caminho que nos restou. Caminho este, que já apresenta logo na primeira curva um obstáculo difícil de ser vencido pelo atual momento dos clubes. Serão dois confrontos dificílimos, mas nada é impossível no futebol, desde que a equipe apresente no mínimo, vontade e raça. O confronto entre Cruzeiro x Marcelo Oliveira que alguns aguardavam com ansiedade, se repetirá por três vezes nesse mês de agosto, duas vezes pela Copa do Brasil (19/08 e 26/08), e uma vez no próximo domingo (09), pelo Campeonato Brasileiro. A torcida é para que saiamos vencedores em todas as três partidas, independente de quem esteja do outro lado.

Sou a favor de unirmos forças e priorizar a permanência na série A. O que acontecer na Copa do Brasil será lucro, infelizmente!

Força Cruzeiro!

Por: Simon Nascimento