Copa do Brasil


O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com 4 títulos(1993,1996,2000 e 2003), ao lado do Grêmio.

A Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil. É realizada em moldes semelhantes aos de competições como a Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei e outros.

A Copa do Brasil teve sua primeira edição em 1989. O campeão da Copa do Brasil conquista o direito de disputar a Copa Libertadores da América. Desde o inicio do Século XXI os clubes que se classificam para a Libertadores, tanto pela Copa do Brasil como pelo Campeonato Brasileiro não podem participar da Copa do Brasil no mesmo ano em que participam da competição continental, já que as duas competições têm muitas datas simultâneas. A Copa do Brasil é vista como um caminho mais curto para chegar à Taça Libertadores, já que uma equipe somente disputa no máximo 12 partidas.

Participam os dez primeiros colocados do Ranking da CBF, mais 54 representantes das 27 unidades da federação, escolhidos através dos campeonatos estaduais ou de torneios regionais.

O sistema de disputa se dá no conhecido “mata-mata”, ou seja, times divididos em chaves de dois, decidindo em 2 jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final, que decide o campeão. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Taça Libertadores da América.

Em 1995 foi estabelecido que, nas duas primeiras fases, se o time visitante vencesse por diferença maior ou igual a três gols no jogo de ida, estaria automaticamente classificado para a fase seguinte. Já em 1996, foi estabelecido que a diferença necessária para se qualificar como visitante na partida de ida seria de 2 gols.

Os critérios de desempate estabelecidos são, em caso de empate de pontos:

Saldo de gols
Número de gols marcados como visitante
Persistindo o empate, a decisão acontece atráves da cobrança de pênaltis ao final do jogo de volta.

Em sua história, a Copa do Brasil já teve repetidos dois confrontos em finais: Cruzeiro x Palmeiras e Corinthians x Grêmio. Curiosamente, quem ganhou a taça na primeira decisão “levou o troco” na segunda: O Cruzeiro, venceu o Palmeiras em 1996, mas em 1998, em uma nova final, a taça acabou indo para o Parque Antartica, o Corinthians ganhou o título de 1995 em cima do Grêmio, que se vingaria em 2001.