Conhecendo o adversário – Sport (35ª rodada/Campeonato Brasileiro 2015)


Salve guerreiros! Chegamos a mais uma fase do vestibular do professor Mano. O jogo contra o Sport abre a rodada, que será complementada no dia seguinte ao jogo entre Brasil x Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018. A partida contra os pernambucanos pode fazer com que o Cruzeiro chegue a uma posição melhor na tabela e até se aproxime mais dos concorrentes ao G4. Mas é preciso cautela. Do lado adversário, está um time que tem feito um bom campeonato e um treinador que entende muito de futebol. Paulo Roberto Falcão devolveu o Sport ao sonho pela Libertadores, após a queda de produção e saída do antecessor Eduardo Baptista, atualmente no Fluminense.

No campo, o Cruzeiro terá novidades. De Arrascaeta, Mena e Vinicius Araújo estão com as seleções uruguaia, chilena e brasileira sub-23, respectivamente. Gabriel Xavier e Allano podem desfalcar a equipe por lesão. Por isso, Mano Menezes deve mudar a formação da equipe, com a entrada de Leandro Damião e Marcos Vinícius ao lado de Willian na frente. No banco, pelo menos duas novidades. Alisson está de volta e o jovem meia Luiz Fernando, de 22 anos. Contratado em junho, o garoto terá a primeira oportunidade de integrar a relação de atletas com a camisa celeste no jogo contra o Sport.

O Leão da Ilha terá o retorno de três jogadores que deram sustentação para o futebol dos mais novos: o zagueiro Durval, o meia Diego Souza e o volante Wendell, os dois últimos com passagens pelo Cruzeiro. Diego fez parte do primeiro semestre e jogou poucos jogos do Campeonato Brasileiro de 2013 enquanto Wendell estava no mágico time de 2003. Outros destaques do Sport são: o goleiro Danilo Fernandes (que colocou o ídolo da torcida do Sport, Magrão no banco de reservas), o lateral direito Samuel Xavier e na frente, os meias Marlone e Élber (emprestado pelo Cruzeiro) e o atacante André (que pertence ao Atlético-MG).

Os símbolos da crescente do Sport são as vitórias por 2 a 0 contra o Palmeiras em São Paulo (a única fora de casa) e contra o Atlético-MG, na Ilha do Retiro, por 4 a 1. Foram jogos em que Paulo Roberto Falcão mostrou ao Brasil que de fato, o Sport vai terminar o campeonato como uma das grandes surpresas, pelo planejamento e comprometimento dos jogadores.

Na história, o Cruzeiro defende um tabu de 37 anos sem perder para o Sport em Minas. A última derrota foi em 1978, no Mineirão. Desde então, foram 11 jogos, com 10 vitórias celestes e um empate. Pelo Campeonato Brasileiro, são 31 jogos, com 15 vitórias do Cruzeiro, 8 empates e 8 derrotas. Nos dois últimos jogos entre as equipes, o resultado foi o mesmo, um empate sem gols. 0 a 0 na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, em Pernambuco. Neste ano, pela 16ª rodada do primeiro turno, mais um empate sem gols.