Conhecendo o adversário – Joinville (37ª rodada/Campeonato Brasileiro 2015)


Cruzeiro e Joinville devem apenas cumprir tabela neste domingo (29), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do São Paulo sobre o Figueirense, o Cruzeiro está fora da briga pela última vaga na Libertadores 2016 e fará seu último jogo no Mineirão em 2015. Do outro lado, o Joinville fará seu penúltimo jogo na Série A, pois teve o rebaixamento para a segunda divisão sacramentado na derrota para o Vasco em Santa Catarina no último domingo (22). A equipe catarinense se despede da primeira divisão no próximo domingo (6), contra o Grêmio, em Joinville. Já o Cruzeiro, encerra sua participação no mesmo dia em Porto Alegre, contra o Internacional, que sobrevive a briga pela Libertadores após o empate contra o Fluminense.

No primeiro turno, o jogo entre Joinville e Cruzeiro, na Arena Joinville foi um dos momentos mais vergonhosos do time celeste no campeonato. A derrota por 3 a 0 na 18ª rodada serviu como “tapa na cara” do torcedor, que já não estava satisfeito com Vanderlei Luxemburgo (demitido três rodadas depois). Um turno após, com Mano Menezes o Cruzeiro alcançou uma posição confortável, mas tanto o técnico quanto os jogadores, não queriam criar a expectativa no torcedor pela vaga na Libertadores, após a evolução das apresentações. Agora, sem chances de disputar o torneio continental, os jogos serão usados para dar oportunidades a quem não vem jogando e avaliar quem pode fazer parte do elenco de 2016, que deve ser mais enxuto e com opções mais qualificadas.

Para o jogo, quatro novidades animaram o torcedor. O zagueiro Dedé volta a fazer parte da relação de jogadores após um ano.  O mito não joga desde 5 de novembro do ano passado, no histórico 3 a 3 na Vila Belmiro contra o Santos, placar que garantiu o Cruzeiro na final da Copa do Brasil. Contra o Joinville, Dedé ficará no banco de reservas. Joel e Allano também voltam a fazer parte da delegação e Gabriel Xavier também será opção. Os desfalques serão Bruno Rodrigo e De Arrascaeta. O camisa 4 está fora por lesão e o uruguaio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Após a confirmação do rebaixamento, o Joinville já começou a antecipar as férias de alguns jogadores. Sete já foram liberados: O lateral Arnaldo, o zagueiro Dankler, o volante Geandro e os atacantes Bruno Furlan, Marion e William Henrique. PC Gusmão também não poderá contar com Anselmo (suspenso) e Lucas Crispim (liberado pelo JEC). Naldo, Joãozinho, Héracles, Renato, Ricardo Bueno e Willian Pop estão no DM e Rafael Donato foi liberado pelo clube para assuntos particulares e também por pertencer ao Cruzeiro.