Conhecendo o adversário – Grêmio


Guerreiros, faltam mais dez finais. E uma delas será neste domingo (4), no Mineirão contra o Grêmio. O tricolor gaúcho é talvez a grande surpresa do campeonato, e pra mim, entre os quatro é o que mais gosto. O time de Roger Machado serve de exemplo para os cruzeirenses, para mostrar que a simplicidade é o melhor caminho.

No Brasileiro de 2015, o tricolor gaúcho mostrou ao Brasil um técnico novo, com boas ideias para um elenco enxuto, porém, de boas opções. Roger fez do Grêmio um time aplicado, inteligente e com um único objetivo : vencer. Particularmente, o Grêmio já me chamava a atenção, mas um lance em especial me fez entender como um time de jogadores simples que não produziam tanto com Luiz Felipe Scolari se destacaram com Roger – os dois gols no Mineirão contra o Atlético-MG.

Os gols foram uma aula de articulação no ataque, com jogadas objetivas. E dois jogadores que participaram desses lances precisam ser destacados: Douglas e Giuliano. Douglas por ser um 10 que participa, ajuda lá atrás, arma o time com a ajuda da velocidade e inteligência de Giuliano. Outro ponto a ser destacado no Grêmio é a adaptação as mudanças. Sem Maicon, que era o volante responsável por qualificar o passe, Roger Machado colocou o experiente Edinho e adiantou um pouco Wallace, outro destaque do time gaúcho nesse campeonato.

No ataque, o jovem Luan tem sido o destaque, como opção de velocidade, tanto mais pelo meio quanto nas pontas. Se o Grêmio é o terceiro colocado, isso se deve a Roger Machado. O treinador fez de um time, que historicamente é conhecido pelo jogo de força, raça, uma equipe de toques rápidos e objetiva. O jovem técnico de 40 anos se mostra humilde nas entrevistas, e dentro de campo, deixa seus jogadores a vontade, todos com total consciência de suas funções.

Na história, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram em 42 oportunidades. Foram 19 vitórias do Cruzeiro, 10 empates e 13 vitórias gremistas. Em 19 partidas com mando celeste, foram 14 vitórias do time do povo, duas derrotas e três empates. Já em partidas no Rio Grande do Sul, o Grêmio venceu mais. 11 vitórias, 7 empates e 5 vitórias celestes em 23 jogos no sul brasileiro. Em 2014, o Cruzeiro venceu as duas partidas que fez pelo brasileirão. Vitória celeste por 1 a 0 pela 16º rodada no Mineirãoe o histórico triunfo por 2 a 1 na Arena, que ajudou o Cruzeiro a colocar as mãos na taça do campeonato. Neste ano, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0 na Arena, pela 10ª rodada do torneio nacional, com gol de Douglas de pênalti.

Por: Matheus Tavares