Conhecendo o adversário – Goiás (32ª rodada – Campeonato Brasileiro 2015)


Salve guerreiros! O Cruzeiro Esporte Clube está em uma fase do Campeonato Brasileiro em que praticamente já pode “distribuir” os cartões de “Feliz 2016”. As chances de rebaixamento são quase nulas e também é muito difícil chegar ao G-4. Mas isso não dá o direito aos torcedores e principalmente, os jogadores de se acomodarem. O adversário da 32ª rodada está numa verdadeira briga de foice. O Goiás é o 18º colocado, com 31 pontos. Antes da rodada começar, estava com dois pontos a mais que o lanterna (Vasco) e dois atrás do primeiro fora da zona de rebaixamento (Avaí).

A instituição Goiás Esporte Clube foi prejudicada por uma série de fatores em 2015. A constante troca de técnicos, presidente criticando os jogadores publicamente foram alguns dos problemas que minaram o representante da região Centro-Oeste do país na elite do futebol nacional. Para o jogo contra o Cruzeiro, o Goiás terá como técnico um ex-preparador físico. Danny Sérgio comandará o time no Serra Dourada neste domingo (25), no Estádio Serra Dourada em Goiânia.

Para enfrentar o Cruzeiro, o “novo técnico” esmeraldino deve escalar três atacantes: Erik, Bruno Henrique e Zé Love. Na zaga, Felipe Macedo jogará ao lado de Fred. Felipe Menezes, vetado pelo departamento médico se concentrou com a equipe e ficará no banco de reservas, para tentar ajudar o treinador novato, com quem trabalhou nas categorias de base da equipe esmeraldina.

Historicamente, o retrospecto celeste contra o Goiás é bom. O Cruzeiro não perde para a equipe goiana desde o turno do Campeonato Brasileiro de 2009. Nos oito últimos confrontos, foram oito vitórias. A última foi na 13ª rodada do Brasileirão desse ano, por 1 a 0 no Mineirão, com gol de Joel. Esta será a 49ª partida entre Cruzeiro e Goiás. Foram 13 vitórias esmeraldinas,  9 empates e 26 vitórias celestes. Em Brasileiros, foram 39 jogos, com 11 vitórias do Goiás, 7 empates e 21 vitórias do Cruzeiro.

Para o jogo, a atenção especial vai para o trio de ataque do Goiás. São dois jovens, Bruno Henrique de 24 anos e Erik, 21, que estarão acompanhados de um jogador um pouco mais experiente, o centroavante Zé Love, de 27 anos. Desesperado, o Goiás luta pela vitória para se manter na “briga de foice” para sair do Z-4 e não repetir o vexame de três rodadas atrás, quando perdeu de virada por 3 a 2 para o Figueirense com um jogador a menos em Goiânia. Nos dois últimos jogos, seis gols sofridos e apenas um marcado. O Goiás levou 3 a 0 do líder Corinthians e 3 a 1 do Santos, ambos os jogos em São Paulo.

Por: Matheus Rodrigues