Conhecendo o adversário – Flamengo x Cruzeiro – Brasileirão 2015


Muita coisa mudou depois daquele 03 de junho no Mineirão. Aquela  rodada do Campeonato Brasileiro marcou a estreia do hoje, ex-técnico Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro, justamente contra o time que comandava anteriormente, o Flamengo. Aquela vitória foi a primeira do time no campeonato, no primeiro jogo após a demissão do técnico bicampeão brasileiro, Marcelo Oliveira.

Um turno depois, Flamengo e Cruzeiro chegam ao segundo confronto do Campeonato Brasileiro com seu terceiro técnico da temporada e pelo jeito, o técnico que parece ter dado o norte ao clube. Oswaldo de Oliveira foi antecessor de Marcelo no Palmeiras, que segue aos trancos e barrancos. O técnico carioca deixou São Paulo e voltou para a cidade natal para treinar o time do coração após a saída de Cristóvão Borges, e recebeu um time que subiu de produção com Paolo Guerrero, Éderson e Emerson Sheik.

Dos três reforços deram uma esperança ao flamenguista, dois se machucaram (Éderson e Guerrero) e o que restou Emerson Sheik, se envolveu em polêmica com a arbitragem e só enfrenta o Cruzeiro graças a um efeito suspensivo. Quando o torcedor rubro-negro achou que a coisa ia desandar, aí entraram outros nomes não tão badalados, mas que deram conta do recado: Alan Patrick e Kayke. Alan Patrick veio do Palmeiras e tem feito bons jogos como meia, fazendo gols e assistências. O outro veio do ABC, e retornou ao clube que o criou para o futebol, marcando gols, como no clássico do fim de semana com o Fluminense.

Para o jogo contra o Cruzeiro, Oswaldo terá que trocar todo o meio-campo, devido a suspensões. Márcio Araújo e Canteros, volantes titulares estão suspensos. Éverton, que chegou a atuar pela lateral-esquerda, mas joga no meio também levou o terceiro amarelo. O técnico flamenguista por pouco fica sem um lateral-esquerdo de ofício para a partida, mas terá o jovem Jorge, que chega da seleção olímpica com o cruzeirense Alisson e vai direto para o jogo.

Pelo lado celeste, Bruno Rodrigo é desfalque e será substituído por Paulo André. Porém, Mano Menezes terá Alisson e Arrascaeta. A dupla deve ficar pelo menos no banco. As chances de Arrascaeta jogar devem ser maiores, já que o camisa 10 uruguaio jogou apenas 20 minutos do amistoso de sua seleção. Já Alisson atuou os 90 minutos da partida da seleção sub-23 contra a França.

A partida entre Flamengo e Cruzeiro será a 50ª em campeonatos brasileiros. No retrospecto das partidas pelo nacional, o time celeste venceu quase a metade dos confrontos. São 49 jogos e 23 vitórias celestes. O Fla venceu em outras 14 oportunidades e as equipes empataram em outros 12 jogos. Aliás, o retrospecto celeste no Rio é bom. São nove vitórias do Fla, seis empates e dez vitórias celestes em 25 partidas. Em casa, o Cruzeiro também tem bons números. Como mandante, são 13 vitórias, seis empates e cinco derrotas.

A partida pode trazer também outras curiosidades. Caso o Flamengo vença, o time carioca pode voltar ao G4 após quase três anos longe da lista dos quatro primeiros. Já o Cruzeiro, caso vença, não terá tanta novidade. Pode subir no máximo uma posição. Porém, uma vitória no Rio dá mais confiança ao time, já que a equipe celeste ainda não venceu no novo Maracanã.

Por: Matheus Tavares Rodrigues