Conhecendo o Adversário – Coritiba


Salve Guerreiros! A 30ª parada rumo ao título será difícil e especial. Difícil por ser o Coritiba, time que foi do céu ao inferno em um turno do Brasileirão 2013. E será especial por enfrentar um jogador que participou e foi fundamental em uma das fases mais vitoriosas do Cruzeiro: Alex. Como todo jogo do campeonato, será uma partida muito difícil. Mas se o Cruzeiro quiser, pode tornar as coisas muito mais simples jogando o que sabe, para ficar cada vez mais perto do tricampeonato nacional.

Como eles jogam

Mesmo jogando bem, o Coritiba perdeu para a Ponte Preta na rodada passada. E apostando neste esquema de “jogar bem”, o técnico Péricles Chamusca vai mantém o esquema com dois volantes e dois meias como um quadrado no meio, dando maior liberdade para Alex atacar. O técnico coxa branca deve trocar no máximo três jogadores. O Coxa deve ter a volta de Victor Ferraz a lateral direita e Carlinhos assume a ala esquerda.  No meio, Gil pode entrar no lugar de Willian. Mesmo com as mudanças, o esquema é o mesmo.

Jogar contra adversários que estão brigando na parte de baixo da tabela é muito mais perigoso. Ainda mais quando você é o visitante. Certamente, o Coritiba virá disposto a vencer a qualquer custo, e sabemos que o Cruzeiro é um time que gosta de pressionar e não ser pressionado. Este é o momento do Marcelo e dos jogadores entenderem a diferença de “recuar” e de “defender”. Uma coisa é você recuar para esperar o contra-ataque. Sempre que o Cruzeiro jogou recuado, esperando contra-ataque o time se deu mal.

É preciso apertar a marcação e encurralar o time adversário no ataque, como o Cruzeiro sempre faz. E a partir disso, ser objetivo e desenvolver jogadas rápidas em direção ao gol. Nesta altura do campeonato, você tem que entrar com o pensamento de que o jogo é para vencer, mesmo sendo fora de casa. No último caso, você pensa em empate.  Independentemente da posição na tabela, neste momento, vencer é o que importa.

Alex

O reencontro não será como muitos imaginavam. Será no Couto Pereira, junto da torcida do Coritiba. Mas a emoção do Alex, de cada cruzeirense presente no estádio fará do momento algo inesquecível. Que o respeito e admiração pelo camisa 10 do Coritiba fique fora de campo. Após o apito do árbitro, o que importa é sair com os três pontos.