Conhecendo o Adversário – Coritiba x Cruzeiro – Brasileirão 2015


Um dia após uma das mais justas homenagens do futebol brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o time que revelou o talento Alex: O Coritiba Football Club. No Alto da Glória, o time celeste inicia a mesma sequência de jogos foram de 2014, quando enfrentou Coritiba e Grêmio seguidamente. Além do time diferente, o torcedor sabia que as chances de vitória naquelas partidas eram bem grandes. Hoje, com o elenco atual, o resultado nessa sequência é uma incógnita.

Na história, Cruzeiro e Coritiba se enfrentaram em 37 jogos, sendo 35 pelo Campeonato Brasileiro. Nos confrontos pelo campeonato nacional, são 8 vitórias do time Coxa Branca, 11 empates e 16 vitórias celestes. Um detalhe importante dos confrontos, é que das 8 vitórias do Coritiba construídas contra o Cruzeiro, 6 foram em casa. No Couto Pereira, o Coxa ainda obteve sete empates oito derrotas, nos 21 jogos disputados contra o time mineiro em Curitiba.

O Cruzeiro em seus domínios fez menos jogos, porém, ganhou mais. São apenas 2 derrotas, 5 empates e 9 vitórias jogando 16 vezes como mandante. Desde 2013, o Cruzeiro em quatro jogos pelo Brasileirão, o Cruzeiro venceu três e perdeu um. Ano passado, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o placar ficou em 3×2. Já no segundo turno, em Curitiba, o time celeste venceu por 2 a 1.

Ataque de 2009 jogando junto em 2015

Para o jogo em específico contra o Coritiba, o técnico Ney Franco não poderá reeditar uma dupla de atacantes que passou pelo Cruzeiro. Wellington Paulista é um dos cinco jogadores que desfalcam o time. Porém Kleber pode estrear no ataque ao lado de Marcos Aurélio. Juntos, Kleber e Wellington Paulista somam 116 gols com a camisa do Cruzeiro. São 78 de Wellington Paulista, que ficou na Toca por mais tempo e 38 de Kleber.

Por: Matheus Tavares Rodrigues