23 ago Conhecendo o adversário – Corinthians x Cruzeiro (Returno BR2015 )


O primeiro jogo do returno já é decisivo, Guerreiros. Os concorrentes fizeram uma boa rodada e vergonhosamente, o Cruzeiro está a dois pontos da zona de rebaixamento. O primeiro jogo já é de cara contra o Corinthians, atual líder do Campeonato Brasileiro e que não perde para o time celeste desde 2013, ainda no primeiro turno. A primeira vez no Itaquerão precisa ser de um bom jogo, com uma postura semelhante a do jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, quarta-feira.

O Corinthians virou o turno em vantagem, com quatro pontos de distância do vice-líder. Conquistou a ponta e a vantagem num misto de competência, sorte e estranhos erros de arbitragem que influenciaram na tabela do certame. Polêmicas a parte, o Corinthians não é um time com craques. Mas alguns jogadores fazem a diferença em um esquema diferente montado por Tite. Dentro do campo, um dos diferenciais está no meio. A movimentação dos volantes e meias é interessante, deixando cada jogador sempre com duas, três opções de jogada.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um dos símbolos dessa movimentação é o volante Elias. Escalado como segundo volante no time, o camisa 7 corintiano em alguns momentos chega a ser o “quarto meia” da equipe, pela presença constante na área do adversário como opção para Renato Augusto, Jadson e Malcom. Em alguns momentos do ataque, o Timão faz uma espécie de triângulo na entrada da área, para que o jogador que está com a bola, tenha pelo menos, duas opções para criar uma chance de ataque, além da passagem dos laterais, Fagner e Uendel.

O esquema do Corinthians também engrenou por outra peça ofensiva: Luciano. O atacante foi decisivo nos últimos jogos, marcando gols e fazendo bons jogos. O atacante, que fez parte da seleção brasileira que disputou o Pan-Americano de Toronto, não deve jogar mais em 2015. Luciano sofreu uma grave lesão no joelho direito e não joga mais o campeonato, sendo substituído por Vagner Love.

Pelo Brasileirão, Cruzeiro e Corinthians se enfrentaram em 55 oportunidades. Foram 22 vitórias do Corinthians, 14 empates e 19 vitórias celestes.  O time paulista jogou mais vezes como mandante, 28 vezes. Nesses jogos, foram 12 vitórias da equipe corinthiana, 8 empates e 8 vitórias do Cruzeiro. Por sua vez, a equipe celeste recebeu 27 jogos contra os paulistas como mandante. Foram 11 vitórias cruzeirenses, 6 empates e 10 vitórias corinthianas. O Cruzeiro não vence o Corinthians desde a quarta rodada do primeiro turno, do Campeonato Brasileiro de 2013, quando venceu por 1 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Desde então, foram um empate e três derrotas para o Corinthians, sendo duas por 1 a 0, uma no Mineirão, pela 27ª rodada e outra na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela abertura do Brasileirão 2015.

Por: Matheus Tavares Rodrigues


Deixe seu comentário, curta e compartilhe