Conhecendo o adversário – Avaí (33ª rodada – Campeonato Brasileiro 2015)


Salve Guerreiros! O jogo da 33ª rodada do Campeonato pode ser a prova aos cruzeirenses de que é possível sonhar. Mas para sonhar, é preciso ficar atento a dois jogos do sábado, quando Sport e São Paulo se enfrentam às 17h e no mesmo horário da partida na Ressacada, Ponte Preta e Joinville. Outro jogo que merece o foco celeste é a prévia da final da Copa do Brasil no domingo, na Vila Belmiro: Santos e Palmeiras.

Mas de nada adiantaria dar atenção aos jogos se os cruzeirenses não vencerem o Avaí. Um bom resultado na partida pode significar a manutenção de uma escrita de não perder para os catarinenses. Desde 2009, quando começaram os confrontos, o Cruzeiro jogou sete vezes contra o Leão da Ilha, empatando quatro partidas e vencendo três. O mais recente, em julho deste ano no Mineirão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, os times empataram em 1 a 1. Marcos Vinícius, que também foi titular no jogo do Mineirão marcou para os cruzeirenses e André Lima (reserva naquele jogo) empatou para os catarinenses no fim do jogo.

Para o jogo contra o Avaí, Mano Menezes vai repetir a formação do jogo contra o Serra Dourada, quando a equipe venceu o Goiás por 1 a 0, no domingo passado. Apenas duas modificações serão feitas. Willians, suspenso será substituído por Charles e na zaga, Manoel volta no lugar de Paulo André. Se comparado com o time que atuou no primeiro turno, três modificações aconteceram em relação ao time de Vanderlei Luxemburgo. Na zaga, Bruno Rodrigo será companheiro de Manoel. No primeiro turno, a zaga teve Paulo André como companheiro do camisa 27. No meio-campo, Charles foi titular no primeiro jogo e Willians estava no banco. Ariel entraria no lugar de Marinho e Joel abriu espaço para Willian, também reserva naquela ocasião. No Avaí, o destaque é André Lima, que estava no banco no primeiro turno e hoje é o centroavante titular de Gilson Kleina.

Mano Menezes não espera moleza na partida. Escala um time rápido, capaz de dificultar ao máximo a vida do desesperado Avaí, que vive buscando o fim da gangorra na zona de rebaixamento. Mas, caso a velocidade não funcione nas péssimas condições do gramado, o técnico celeste levou opções como Julio Baptista e Leandro Damião, para modificar a característica do time e usar a estatura e força física de ambos em algum momento do jogo. Do outro lado, Gilson Kleina também tem suas alternativas. O ídolo Marquinhos é a dúvida para o jogo. Foi cotado para iniciar a partida, mas deve ficar no banco de reservas. Kleina deve iniciar a partida com três atacantes: Everton Silva, Rômulo e André Lima.