Comunicado oficial: Manifesto em apoio ao treinador Adílson Batista


Repercutiram em parte da imprensa mineira e na torcida cruzeirense as declarações do treinador do Cruzeiro Adílson Batista criticando o trabalho de alguns jornalistas do estado de Minas Gerais.  Em linhas gerais, Adílson atribuiu a alguns repórteres a tentativa de desestabilizar o ambiente no Cruzeiro e os constantes questionamentos ao seu trabalho. 

O enfrentamento de Adílson com alguns representantes da nossa imprensa não começou nesta entrevista, mas já vem de algum tempo. Esta relação entre Adílson e imprensa é marcada pela ausência de elogios aos acertos do treinador e as severas críticas quando consideram que o nosso técnico cometeu algum erro, indispondo o treinador com parte da torcida e com alguns jogadores, como ocorreu com Leandro Domingues e Jadílson, entre outros.

Para boa parte da torcida celeste, no entanto, esta postura se deve ao fato de a maior parte da imprensa mineira ser composta por atleticanos, em especial o presidente da associação de imprensa esportiva do estado que já representou o Atlético no Alterosa Esporte. Devido a esta característica da imprensa, é comum vermos a imprensa exaltar as atuações do Atlético-MG e ser dura com as atuações do Cruzeiro o que já gerou há algum tempo uma brincadeira entre os membros da comunidade do Cruzeiro no Orkut que se chama “Quais serão as manchetes dos jornais amanhã?” De fato, vemos na imprensa mineira manchetes como “Atlético-MG joga com raça e apoio da torcida, mas perde para o Goiás por 1 a 0, cai para 10ª posição e segue no caminho da Libertadores” e “Cruzeiro joga mal, mas conta com a sorte e supera o Flamengo por 4 a 1 no Mineirão”.

Não é fácil para nenhum profissional do futebol sobreviver em um clube com uma clara propaganda da imprensa contra o seu trabalho. Adílson chegou até a pedir demissão no último ano, mesmo conseguindo o objetivo do clube de se classificar para a Libertadores. A manutenção do treinador no cargo parece ter sido acertada após o final do primeiro trimestre da temporada. O Cruzeiro, junto com Sport e Corinthians, compõe o seleto grupo de times da primeira divisão que ainda não perderam na temporada e lidera com folga um grupo da Libertadores que conta com o atual vice-campeão da Copa Sul-Americana e já tendo disputado duas partidas na altitude.

Por estes motivos, nos pronunciamos considerando as críticas ao trabalho do Adílson Batista exageradas e na maior parte das vezes injustas, manifestando apoio ao treinador nas suas declarações contra a postura de parte dos profissionais de imprensa do nosso estado. A equipe do site Guerreiro dos Gramados segue confiando que o trabalho do treinador, dos jogadores e da direção é bem-feito (com algumas falhas, o que é natural) e exaltando o fato do Cruzeiro se manter invicto na temporada até o momento e com reais chances de conquista nas competições que disputa. Por esta razão, e pela paixão pelo Cruzeiro e vontade de vê-lo no topo do mundo ao final da temporada, manteremos o apoio ao time enquanto vermos na equipe a personalidade vencedora que tem demonstrado, fazendo as críticas apenas quando estas forem necessárias e aplaudindo as belas atuações que este elenco é capaz de fazer.

Ps: Há um movimento na comunidade do Cruzeiro, no orkut, de envio de scraps com apoio para o treinador que serão impressos e entregues pessoalmente na segunda-feira. O site apóia a campanha e indica o tópico “Apoio ao Adílson na Toca II” para os que quiserem enviar a sua mensagem para o nosso técnico.