Com primeiro lugar assegurado, quem pode entrar no caminho do Cruzeiro na Libertadores 2011


Salve Nação Celeste! O Cruzeiro confirmou nesta semana a primeira colocação geral da fase de grupos da Libertadores e agora faz contas  para tentar antecipar o próximo adversário.

O pior segundo colocado será o adversário celeste nas oitavas-de-final. Quatro dos oito grupos já estão encerrados e, tiram do caminho cruzeirense os segundos colocados Estudiantes, Grêmio e Vélez Sarsfield, todos com campanhas superiores ao Peñarol, atualmente o pior segundo colocado entre todos os segundos que já terminaram suas participações.

A imprensa uruguaia repercutiu a possibilidade do Cruzeiro cruzar o caminho do Peñarol, mas a probabilidade não é das maiores. O adversário do time celeste na próxima fase segue indefinido e pode ser tanto a tradicional equipe de Montevidéu como o segundo colocado das chaves ainda não encerradas. Vamos as contas e vejamos quem pode ser o próximo rival do Cruzeiro na disputa pelo tricampeonato.

Chance de sair do grupo 1 (Muito grande)

Classificação

1º Libertad (PAR) 11 pontos e 6 de saldo

2º Universidad San Martín (PER) 6 pontos e -2 de saldo

3º San Luís (MEX) 5 pontos e -1 de saldo

4º Once Caldas (COL) 4 pontos e -1 de saldo

Última rodada: Terça-feira

Libertad X San Luís

San Martín X Once Caldas

Universidad de San Martín, San Luís e Once Caldas são possíveis adversários do Cruzeiro na próxima fase. Atualmente, a chave conta com o pior segundo colocado e as chances de uma das três equipes cruzar o caminho celeste é considerável.

Uma vitória do San Martín sobre o Once Caldas na próxima terça-feira tira a possibilidade do adversário sair deste grupo. Entretanto, um tropeço peruano, deixa o segundo colocado desta chave muito próximo de ser o rival do Cruzeiro.

Caso o classificado seja o San Luís, muito provavelmente o Cruzeiro terá que ir ao México. Entretanto, se os mexicanos se classificarem com uma vitória, ainda existe a possibilidade do segundo colocado do Grupo 3 ter uma campanha inferior.

Se o classificado for o Once Caldas, os colombianos serão certamente o próximo rival do Cruzeiro. O time de Manizales precisa vencer e torcer para que o San Luís não vença o Libertad para se classificar e entrar diretamente no caminho do Cruzeiro.

Chance de sair do Grupo 3 (Boas chances)

Classificação

1º América (MEX) 9 pontos e 1 de saldo

2º Argentinos Júniors (ARG) 7 pontos e 1 de saldo

3º Nacional (URU) 7 pontos e 0 de saldo

4º Fluminense (BRA) 5 pontos e -2 de saldo

Última rodada: Quarta-feira

Nacional X América

Argentinos Júnior X Fluminense

No grupo mais equilibrado da Libertadores, todas as equipes podem entrar no caminho do Cruzeiro. Entretanto, tudo depende de como se desenvolver a situação no Grupo 1 e, mesmo assim, muito provavelmente, o segundo colocado irá superar o Peñarol.

O América dificilmente será o próximo rival celeste. Os mexicanos precisariam perder de 7 gols de diferença e que o Argentinos Júnior não vencesse o Fluminense, além de uma vitória do San Martín no Grupo 1. Impossível.

As chances do Argentinos Júnior são maiores. Os argentinos saem da rota do Cruzeiro caso vençam, mas podem ser o próximo rival se empatarem  com o Fluminense, o Nacional não vencer o América e o classificado do Grupo 1 fizer mais de 8 pontos e 1 de saldo. Chances consideráveis.

Quem também tem boas chances de topar com o Cruzeiro nas oitavas é o Nacional. Vencendo, os uruguaios não enfrentam o Cruzeiro, mas caso empatem e o Argentinos Júniors percam por 1 gol de diferença para o Fluminense, só escapam do time celeste se o segundo colocado do Grupo 1 fizer mais de 8 pontos e 0 de saldo. Boas chances também.

Já o Fluminense, com poucas chances de se classificar, provavelmente enfrentaria o Cruzeiro se conseguisse. O Tricolor só pode chegar aos 8 pontos e só se classifica se o Nacional for derrotado pelo América ou se os uruguaios empatarem e os cariocas vencerem por 2 ou mais gols de diferença. Se o Fluminense passar, só escapa do Cruzeiro se o segundo do Grupo 1 não for definido com uma vitória do San Martín.

Chance de sair do Grupo 5 (Praticamente impossível)

Classificação

1º Colo Colo (CHI) 9 pontos e 0 de saldo

2º Cerro Porteño (PAR) 8 pontos e 4 de saldo

3º Santos (BRA) 8 pontos e 1 de saldo

4º Deportivo Táchira (VEN) 2 pontos e -5 de saldo

Última rodada: Quarta-feira

Santos X Deportivo Táchira

Colo Colo X Cerro Porteño

Colo Colo, Cerro Porteño e Santos podem ser os adversários do Cruzeiro nas oitavas. Entretanto, as chances do rival sair desta chave é muito pequena.

O Colo Colo, por exemplo, só enfrenta o Cruzeiro se os segundos colocados dos Grupos 1 e 3 atingirem 9 pontos, os chilenos forem goleados por 6 gols e o Santos derrotar o Táchira. Impossível.

As chances do Cerro Porteño também são muito pequenas. Os paraguaios só encontram o Cruzeiro se os segundos colocados dos Grupos 1 e 3 superarem os 8 pontos e o saldo do Cerro após uma derrota para o Colo Colo e uma improvável derrota do Santos para o Deportivo Táchira. Praticamente impossível.

Já o Santos só enfrenta o Cruzeiro se for derrotado pelo Táchira, o Cerro for goleado por 3 gols a mais do que a derrota santista e os segundos colocados dos Grupos 1 e 3 atinjam mais que 8 pontos e superem o saldo santista. Também impossível.

Chance de ser o Peñarol: 2º do encerrado Grupo 8 com 9 pontos e -5 de saldo (Muito grande)

O Peñarol já não joga mais e espera o encerramento das outras chaves para conhecer a sua situação.

O time uruguaio tem chances consideráveis de ser o pior segundo colocado. Para isso, os segundos colocados das chaves 1, 3 e 5 precisam superar a pontuação do Peñarol e que o Jaguares não seja goleado por 4 gols de diferença pelo Jorge Wilsterman.

Para o Peñarol ser o adversário celeste é necessário, portanto, que o San Martín vença o Once Caldas, que Argentinos Júniors ou Nacional e que o América não seja goleado por 6 gols de diferença na chave 3, que Cerro ou Santos pelo menos empatem no Grupo 5 e, por fim, que o Jaguares não seja goleado na chave 6. Resultados bastante prováveis e que podem colocar o tradicional clube uruguaio no caminho cinco estrelas logo nas oitavas.

Chance de sair do Grupo 6 (Praticamente impossível)

Classificação

1º Internacional 10 pontos e 9 de saldo

2º Jaguares 9 pontos e -1 de saldo

3º Emelec 8 pontos e 1 de saldo

4º Jorge Wilsterman 1 ponto e -9 de saldo

Última rodada: Terça-feira

Internacional X Emelec

Jorge Wilsterman X Jaguares

Internacional, Jaguares e Emelec podem terminar em segundo lugar, mas apenas os mexicanos podem atingir esta condição como pior segundo colocado.

Para isso, os mexicanos precisam ser goleados por 4 gols de diferença e que o Emelec seja derrotado pelo Internacional.

Tudo bem que é muito provável que o Inter vença, mas uma goleada deste porte para uma equipe da segunda divisão boliviana é praticamente impossível. Dificilmente o Jaguares será o próximo adversário.

Quem pode vir então?

Universidad San Martín, San Luís, Once Caldas, Argentinos Júniors, Nacional, Fluminense e Peñarol. Pode-se afirmar com 99,9% de certeza que o adversário saíra desta lista acima.

Na terça-feira a situação ficará mais clara com a definição do Grupo 1. Caso o San Martín vença, provavelmente o adversário será o Peñarol. Caso os peruanos não vençam, provavelmente o rival será o segundo desta chave.

O que pode mudar esta situação é a combinação da chave 3 que acaba na quarta-feira. Caso o Fluminense se classifique, por exemplo, são muito grandes as chances do tricolor carioca ser o próximo rival do Cruzeiro. As chances de Argentinos Júniors e Nacional são menores, pois provavelmente irão superar o Peñarol caso se classifiquem, porém não podem ser descartadas.

Os segundos classificados dos demais grupos indefinidos dificilmente não irão superar o Peñarol. O adversário, de fato, dificilmente não saíra desta lista.

E qual meu palpite? Peñarol! Acredito que San Martín e Nacional ou Argentinos Júniors, que jogam em casa, irão vencer e colocar os uruguaios na rota cruzeirense. E você? Fez suas contas? Deixe aí nos comentários o seu palpite.