Cadê o futebol, Maykão?


 

Ele subiu ao time profissional em 2013, quando Marcelo Oliveira chegou e promoveu um resgate dos bons valores da nossa base. Sendo o reserva de Ceará, o garoto Mayke foi tendo oportunidades no time pelas lesões do experiente camisa 2 e firmando-se no time, rendendo inclusive, mais que o até então titular. Em 2014, Mayke tomou a condição de titular do time, distribuindo cruzamentos precisos, subidas criteriosas e cada vez deixando menos espaços na defesa.

Mas em 2015, Mayke ainda não fez sequer um bom jogo. Sempre inseguro para as idas à frente, marcando mal e não podemos dizer que se sente inseguro sobre o sistema defensivo, porque os outros setores da nossa retaguarda melhoraram sensivelmente. Tecnicamente e fisicamente Mayke não me parece bem, está pesado, lento e sem aquele apetite ofensivo que lhe caracterizou como uma das maiores armas do atual bicampeão brasileiro.

A primeira saída para justificar esse rendimento opaco é aquela que o torcedor grita primeiro, o corpo mole devido à possibilidade de saída. Mayke esteve na pauta do Benfica em janeiro e mais recentemente atraiu o interesse do Porto. Não tenho dúvidas que o seu talento lhe credencia para jogar nos maiores times do mundo. Por exemplo, o Danilo que foi revelado pelo América-MG, estava no Porto e foi recentemente comprado pelo Real Madrid por mais de 30 milhões de euros, não me parece ter um repertório tão bom quanto o nosso camisa 22.

Porém, tudo isso será apenas palavras ao vento caso Mayke não volte a jogar seu melhor futebol, porque sua letargia tem feito muito mal ao time. O lateral é uma das referências técnicas da equipe e precisa ser a válvula de escape, visto que a característica do nosso outro lateral é uma marcação cerrada e um apoio menos constante. As tabelas com Marquinhos precisam fluir, todo o time precisa entender melhor o “funcionamento” do nosso lateral-craque e ele precisa jogar o futebol que sabemos que tem. Que tenha sido apenas uma má fase passageira e o menino voe durante a temporada. Mas que não voe para céus europeus e continue fazendo a alegria dos órfãos adeptos desse nosso Cruzeiro.