Caça ou caçador? O que aconteceu com a Raposa?


Caça ou caçador? O que aconteceu com a Raposa?

Salve Guerreiros! Essa é uma indagação muito comum hoje em qualquer conversa de boteco, redes sociais e afins.  Qualquer torcedor da Raposa questiona a mudança de postura entre o Campeão Brasileiro de 2013 e o atual líder do campeonato brasileiro.

Comodismo? Não acredito que seja. O time é líder do campeonato já na sexta rodada estando, em números absolutos, melhor que em 2013. Mas isso não é garantia de que vá manter-se assim até dezembro, esperança nossa é que o faça.

Outra hipótese seria a preparação física. Será que ela está sendo feita de forma ideal? Alguns jogadores parecem realmente não estarem atingindo seu potencial máximo. Também não creio nisso. A fisiologia celeste tem feito um trabalho excepcional e costuma haver a meta de que o time atinja o ápice de sua forma no segundo semestre, na hora em que as coisas se definem.

A hipótese mais plausível acaba sendo uma que foi aventada em rede social essa semana: Perdemos o fator surpresa! O Cruzeiro surpreendeu todo mundo ano passado com seu futebol rápido e envolvente. O sistema defensivo começava desde o ataque até a defesa. Um time solidário onde todos tinham a responsabilidade de frustrar investidas adversárias. Na frente, a mobilidade de seus meias e atacantes desnorteava as defesas adversárias que viam um Cruzeiro com volume de jogo avassalador criar várias oportunidades de gols e eu pensava ser até uma deficiência do time o alto número de jogadas desperdiçadas.

As equipes que nos enfrentam “manjaram” nosso esquema de jogo e povoam sua intermediária tirando os espaços que nossos Guerreiros aproveitavam tão bem anteriormente.

Marcelo Oliveira precisa reinventar a forma de jogar do time. Aumentar a mobilidade do excrete celeste retomando a velocidade perdida para que a produção de jogadas de gol, ainda que se percam algumas, mas se marquem outras tantas, volte a crescer e o “Rápido e rasteiro” ataque da Raposa assombre o Brasil novamente rumo ao Tetra Brasileiro!

E vocês, China Azul, qual sua opinião?

Saudações Celestes