Bom trabalho diretoria, mas é hora de fechar o elenco


Bom trabalho diretoria, mas é hora de fechar o elenco - Cruzeiro Esporte Clube

O trabalho feito pela diretoria de futebol do Cruzeiro até o momento na temporada, é na minha opinião, incontestável. As dispensas e os reforços, a reformulação do elenco e a escolha das peças, foram de extrema competência dos nossos diretores e do saudosíssimo presidente Gilvan de Pinho.

Foram 19 contratações até o momento (nunca se sabe quando Mittos aparecerá com mais um jogador), do time que começou o último jogo contra o Atlético Mineiro, apenas Fábio estava no elenco que terminou no meio da tabela no Campeonato Brasileiro de 2012. Esses dados mostram a clara intenção da diretoria em renovar a escrete Celeste. A necessidade da reformulação era notória, mas o trabalho já foi feito e muito bem por sinal. Seria a hora de fechar o grupo e criar uma corrente rumo aos títulos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro?

Creio que a intenção da diretoria este ano é montar um elenco competitivo que possa ganhar títulos dentro de um médio prazo. Talvez não seja obrigação de Marcelo Oliveira, vencer as competições ainda este ano, mas a competência da cúpula cruzeirense foi tamanha, que em “apenas” 7 meses, esse time completamente reformulado já mostra um futebol eficiente e já figura no topo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Ainda que o time esteja sendo preparado para o ano que vem, acho que o prazo para contratações ou mudanças significativas no elenco já venceu. Não vejo hoje no time, nenhuma posição carente e acho que o treinador precisa de um tempo com um elenco fechado para poder desenvolver efetivamente o seu trabalho. Os jogadores por sua vez, precisam de um elenco fechado para poder reconhecer qual é o seu real espaço no elenco. Imaginem um clube que chega jogador toda semana, não existiria tranquilidade para o jogador desenvolver seu trabalho sabendo que a qualquer momento chegaria outro atleta para substituí-lo ou substituir um companheiro com quem já está entrosado.

Talvez uma ou outra venda, seria benéfica ao Cruzeiro, no momento. O elenco está inchado e a folha salarial acredito que possa pesar num momento como este. Alguns jogadores são pouco aproveitados no plantel e acredito que nomes como Anselmo Ramon, Victorino, Nirley, Thiago Carvalho, Uelliton, entre outros, possam ser negociados sem maiores transtornos aos objetivos cruzeirenses.

No mais, creio que fechar o grupo e trabalhar bem os jogadores que aqui já estão, seria um ótimo começo para as pretenções cruzeirenses. Aguardo ansiosamente o afunilamento da Copa do Brasil, acho que o Cruzeiro vive hoje um tremendo marasmo. Desde o início do ano não tivemos nenhum episódio de emoção em que o torcedor cruzeirense passou por momentos decisivos e apoiou o time rumo à alguma conquista importante. Mas essa hora está por vir, e quando chegar, precisamos de um time fechado com o cruzeiro, um elenco que confiemos, que saibamos os pontos fortes e fracos de cada um dos nossos jogadores. Precisamos criar uma corrente, não só entre os jogadores, não só entre a comissão técnica, mas entre os mais de 8 milhões de Guerreiros e o Cruzeiro Esporte Clube, instituição que tanto amamos.

Talvez a diretoria esteja certa, talvez não seja este ano, talvez batamos na trave, mas garanto que títulos são consequências de um bom trabalho, e tenho certeza que o trabalho que é feito hoje pela diretoria cruzeirense, é da mais alta qualidade.

Mas, para que cheguemos aos nossos objetivos, para que possamos soltar a voz que está instalada a tanto tempo na garganta, para que possamos novamente comemorar um título de expressão, precisamos de um grupo forte e unido. Acho que estamos no caminho, mas peço a diretoria que feche o grupo, peço que a torcida pare de especular e peço também que nenhum pseudo jornalista plante informações para desestabilizar o grupo do Cruzeiro. Estou certo que este é o momento, sei que passamos por 2 anos terríveis, mas vejo hoje, um trabalho feito com extrema competência. Precisamos apenas de uma confirmação, precisamos do título, vamos em busca dele, custe o que custar.

Estou mais do que nunca fechado com o Cruzeiro e sei que este é o sentimento de toda a Nação Celeste. “Avante meu Cruzeiro, saiba que seu torcedor é força e seu décimo segundo jogador.” Nossa Torcida, Nossa Força!